Considere o trecho: “Pode haver palavras que expressem o mes...
MUSSAK, Eugenio. Revista Vida Simples. jan. 2017.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito letra A, questão redondinha.
a) O verbo “haver” ocupa a posição de verbo principal da locução e foi usado no sentido de existir, motivo pelo qual encontra-se na 3.ª pessoa do singular, tratando-se de um verbo impessoal. ➡ certo, verbo haver no sentido de existir, ocorrer e acontecer é impessoal e leva a 3° di singular.
b) O verbo “haver”, nesse trecho, se fosse substituído pelo verbo “existir”, poderia permanecer, com igual correção, na 3.ª pessoa do singular. ➡ errado, somente o verbo haver seria impessal, o verbo existir é pessoa (tem sujeito) e deve marcar o plural concordando com "palavras"
c) Nesse trecho, a locução destacada poderia assumir, com igual correção a forma “podem haver”, fazendo a concordância com o termo “palavras”. ➡ errado, o verbo haver passa sua impessoalidade para o verbo auxiliar. os dois ficam na 3° do singular, portanto.
d) A locução destacada deveria assumir, obrigatoriamente, a forma “podem haver”, fazendo a concordância com o termo “palavras”. ➡ vide alternativa C
bons estudos
A questão em tela discorre sobre concordância da locução verbal formada pelo verbo haver. Assinalemos como correta a alternativa que trouxer uma explicação coerente sobre esse assunto. Vejamos:
➡Na locução verbal, é o verbo auxiliar que é conjugado, ou seja, é ele que varia em modo, tempo, número e pessoa. contudo é o verbo principal que carrega o sentido da locução, por isso ele é o principal. O verbo principal aparece no infinitivo, no particípio ou no gerúndio, ou seja, em uma das formas nominais.
Após vermos os conceitos. Analisemos:
a) O verbo “haver” ocupa a posição de verbo principal da locução e foi usado no sentido de existir, motivo pelo qual encontra-se na 3.ª pessoa do singular, tratando-se de um verbo impessoal.
Correta. O verbo principal é sempre o último e de fato o seu sentido é de "existir". O verbo "haver" com esse sentido não vai para o plural, pois se mantém impessoal.
Podem existir palavras que expressem o mesmo sentido..
Pode haver palavras que expressem o mesmo sentido...
b) O verbo “haver”, nesse trecho, se fosse substituído pelo verbo “existir”, poderia permanecer, com igual correção, na 3.ª pessoa do singular.
Incorreta. O verbo existir não é impessoal, o que é objeto direto do verbo haver, torna-se sujeito no verbo existir, assim é mais que justo que o verbo concorde com o sujeito. Somente o verbo auxiliar que irá mudar para fazer a concordância.
PodeM existir palavras que expressem o mesmo sentido/ Palavras podem existir...
c) Nesse trecho, a locução destacada poderia assumir, com igual correção a forma “podem haver”, fazendo a concordância com o termo “palavras”.
Incorreta. Não pode, como falamos o verbo haver não tem sujeito e assim o verbo auxiliar não muda para o plural.
d) A locução destacada deveria assumir, obrigatoriamente, a forma “podem haver”, fazendo a concordância com o termo “palavras”.
Incorreta. Segue a explicação da alternativa C.
GABARITO: A
Assertiva A
O verbo “haver” ocupa a posição de verbo principal da locução e foi usado no sentido de existir, motivo pelo qual encontra-se na 3.ª pessoa do singular, tratando-se de um verbo impessoal.
GABARITO-A
Direto: O verbo haver no sentido de existir = Impessoal e deve ficar na 3ª.
O auxiliar de um verbo impessoal fica impessoal por tabela.
Ex: Deve Haver pessoas legais por aí.
Isso também acontece com o verbo Fazer no sentido de tempo decorrido.
Ex: Devem fazer 5 anos que não a vejo (errado )
Deve fazer (...)
Pode haver palavras que expressem o mesmo sentido...
Ok que o verbo "haver" impessoal fica na 3ª do singular, mas na locução verbal o verbo principal não fica no infinitivo, particípio ou gerúndio? Como falar em verbo principal na 3ª pessoa do singular?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo