Ainda sobre o trecho “Há lugares que facilitam mais as pesso...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2346498 Português
Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão, que a ele se refere.

Texto 01 





Disponível em: https://cronicabrasileira.org.br/cronicas/12665/das-vantagens-de-ser-bobo. Acesso em: 9 out. 2023.
Ainda sobre o trecho “Há lugares que facilitam mais as pessoas serem bobas (não confundir bobo com burro, com tolo, com fútil). Minas Gerais, por exemplo, facilita ser bobo. Ah, quantos perdem por não nascer em Minas!” (Linhas 23-24), analise as afirmativas a seguir.
I. O verbo “há”, normativamente, poderia estar no plural concordando com “lugares”.
II. Os parênteses foram utilizados para inserir uma informação adicional ao trecho.
III. As vírgulas usadas em “por exemplo” são obrigatórias, de acordo com a norma.
IV. O termo “Ah” é uma interjeição, a qual aparece compondo uma frase exclamativa.
V. O termo “Minas Gerais”, no primeiro uso, funciona como sujeito e com ele o verbo “facilita” concorda.
Estão CORRETAS as afirmativas
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

II, III, IV e V, apenas.

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

O verbo "HAVER" no sentido de tempo decorrido ou existência, utilizado na terceira pessoa do singular na forma "há", não se contrai no plural.

Gab: C

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

Ao meu ver, na opção B, as aspas foram utilizadas para fazer uma citação direta, e não para adicionar alguma informação ao trecho. Até porque o trecho foi utilizado exatamente igual, sem nenhuma informação adicional. As informações adicionais pertencem ao enunciado e não ao trecho utilizado.

Sobre o trecho citado, as afirmativas corretas são:

I. Falsa. O verbo “há”, com sentido de existir, é impessoal e deve ficar no singular, independentemente do complemento. Portanto, não poderia estar no plural concordando com “lugares”.

II. Verdadeira. Os parênteses foram utilizados para inserir uma informação adicional ao trecho, esclarecendo o sentido da palavra “bobo” e evitando possíveis confusões com outros adjetivos. Esse é um dos usos dos parênteses na pontuação.

III. Verdadeira. As vírgulas usadas em “por exemplo” são obrigatórias, de acordo com a norma, pois se trata de um termo explicativo que interrompe a continuidade da frase. Outros termos que também exigem vírgulas são: isto é, ou seja, a saber, ou melhor, etc.

IV. Verdadeira. O termo “Ah” é uma interjeição, a qual aparece compondo uma frase exclamativa. As interjeições são palavras que expressam emoções, sentimentos, sensações e estados de espírito de forma imediata e espontânea. Nesse caso, o autor usa a interjeição “Ah” para expressar admiração ou lamento por aqueles que não nasceram em Minas Gerais.

V. Verdadeira. O termo “Minas Gerais”, no primeiro uso, funciona como sujeito e com ele o verbo “facilita” concorda. O sujeito é o termo da oração que indica o tópico da comunicação, representado por pessoa ou coisa de que se afirma ou nega uma ação ou uma qualidade. O predicado é o termo que contém a declaração, referida, em geral, ao sujeito. Nesse caso, o autor afirma que Minas Gerais facilita ser bobo, sendo Minas Gerais o sujeito e facilita ser bobo o predicado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo