Considerando a tipologia do texto, as ideias nele expressas ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1703334 Português

Texto para o item.

Internet: <www.noticias.r7.com> (com adaptações).

Considerando a tipologia do texto, as ideias nele expressas e seus aspectos linguísticos, julgue o item.

A flexão da forma verbal “se mantenha” (linha 15), na terceira pessoa do singular, indica que o sujeito da oração não é composto, estando o emprego da preposição “sobre”, em “sobre o PIB” (linha 14), subentendido após o vocábulo “e”, em “e a geração de emprego” (linha 14) – e sobre a geração de emprego.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Essa é uma questão que versa basicamente sobre como a elipse de um elemento gramatical pode confundir a interpretação feita na análise sintática.

Primeiramente, há que se considerar a tipologia do texto em questão, como o enunciado sugere logo de início, e, atentando às características, percebemos que se trata de um informativo de jornal eletrônico escrito na tipologia dissertativo-expositiva. Nesse tipo de produção, o autor se utiliza de linguagem objetiva, expõe dados acerca do tema sobre o qual se debruça, apresenta argumentos de autoridades competentes na área em que se enquadra o assunto abordado e se utiliza de dados estatísticos com o intuito de bem informar o leitor sobre o que está sendo dito. Aqui, tudo é feito em linguagem denotativa, haja vista a objetividade com que se pretende passar os fatos, o que significa que há um apuro na utilização das palavras em seu sentido lato, estrito ou, para melhor compreensão, em seu sentido de dicionário, e tudo isso acompanhado de um cuidado muito grande com a norma culta padrão da Língua Portuguesa, de modo que dificilmente o autor de um texto desse tipo vai se valer se licenças poéticas ou abusar de metáforas e desvios propositais. É partindo desse ponto que devemos avaliar o enunciado da questão.

Ao se fazer a leitura do período que vai da linha 13 à linha 15, percebemos que o complemento oracional do verbo prever pode suscitar uma pequena confusão. Em uma primeira leitura, o trecho “(...) a influência da atividade do setor sobre o PIB e a geração de emprego e renda se mantenha em função do que foi vendido" pode fazer pensar o leitor que se trata de um sujeito composto, cujos núcleos seriam respectivamente “influência" e “geração", havendo então um erro de concordância verbal, já que “se mantenha" deveria estar no plural nesse caso. Porém, devemos levar em consideração o já citado apuro com o qual um jornalista costuma tratar a norma culta e é preciso, também, destacar o fato de que a elipse (ou seja, o corte) de certos elementos para evitar repetições é algo permitido em nossa variante padrão de escrita. Assim, devemos atentar para essa forma verbal “se mantenha" no singular e perceber que a preposição sobre pode ter sido retirada de propósito antes do trecho “a geração de emprego e renda", para evitar repeti-la na construção. Assim, o verbo no singular indica um sujeito simples, cujo núcleo é somente “influência". Por fim, para visualizar melhor o todo, a construção completa seria a seguinte: “(...) a influência da atividade do setor sobre o PIB e sobre a geração de emprego e renda se mantenha em função do que foi vendido".

 Assim, conclui-se que tudo que está dado no item da questão está correto.

Gabarito do professor: CERTO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A forma verbal “se mantenha” faz referência ao Sujeito Simples "A influência da atividade"

Quanto à preposição "sobre'' há a sua elipse no segmento, ficando subentendida. Assim, o seu acréscimo não incorre em erro. A influência da atividade do setor sobre o PIB e sobre a geração de emprego.

Gabarito: CERTO.

gabarito certo:

comando:

(parte 1) A flexão da forma verbal “se mantenha” (linha 15), na terceira pessoa do singular, indica que o sujeito da oração não é composto ➡ certo✔: o sujeito é simples: " a influência" e também em regra o sujeito não pode vir preposicionado (há divergências gramaticais)

(parte 2) estando o emprego da preposição “sobre”, em “sobre o PIB” (linha 14), subentendido após o vocábulo “e”, em “e a geração de emprego” (linha 14) – e sobre a geração de emprego. ➡ certo: temos termos em elipse, podemos colocá-los sem problema algum.

Martins prevê que, em 2021, a influência da atividade do setor sobre o PIB e (a influência da atividade do setor) sobre a geração de emprego e renda se mantenha em função do que foi vendido

bons estudos

mais conteúdo no insta @mike_estudante

https://www.instagram.com/mike_estudante/

Ainda bem que a própria questão avisou, pq eu nem tinha percebido. rsrs.

Errei, pois considerei o sujeito como composto a partir do seguinte pensamento "a influência" e "a geração". Alguém, por gentileza, poderia indicar a correta classificação?

Ajuda muito ter certeza de que o verbo posposto ao suj. composto deve necessariamente concordar com este.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo