Os poderes da Administração são prerrogativas conferidas ao ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2510460 Direito Administrativo
Os poderes da Administração são prerrogativas conferidas ao Estado para a persecução dos interesses públicos. O poder em que o legislador atribui certa competência à Administração Pública, reservando uma margem de liberdade para que o agente público, diante da situação concreta, possa selecionar, dentre as opções predefinidas, aquela que melhor se adequa para defender os interesses públicos, é conhecido como
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa D.

GAB D

Discricionariedade é a liberdade de ação administrativa, dentro dos limites permitidos em lei, ou seja, a lei deixa certa margem de liberdade de decisão diante do caso concreto, de tal modo que a autoridade poderá optar por uma dentre várias soluções possíveis, todas, porém, válidas perante o direito.

Poder Discricionário é aquele conferido por lei ao administrador público para que, nos limites nela previstos e com certa parcela de liberdade, adote, no caso concreto, a solução mais adequada satisfazer o interesse público. O fundamento desse Poder é o princípio constitucional da separação dos Poderes, que prevê a existência de atos reservados a cada um dos Poderes, havendo a reserva judicial (Judiciário), a reserva legislativa (Legislativa) e a reserva administrativa (Executivo).

  limitada pelo ordenamento jurídico (leis, princípios);

razoabilidade e proporcionalidade; e

presente na edição e na revogação do ato

Exemplo: ao nomear ou exonerar um servidor de cargo comissionado de livre nomeação, o prefeito de Ibirité exerce o poder discricionário.

Conveniência e Oportunidade = Poder Discricionário

Simples.

#JESUS TÁ NA CASA

D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo