A respeito da ética no serviço público, julgue o item. O uso...
O uso exclusivo da força faz com que o Estado possa gerir a coisa pública de forma democrática, utilizando-se de transparência para convalidar moralmente seus atos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - errado
Tema Central da Questão: A questão aborda a ética no serviço público, com foco no uso do poder pelo Estado para gerir a coisa pública. O conhecimento necessário para resolver esta questão envolve entender a relação entre ética, moral e o uso da força pelo Estado, além da importância da transparência e da legitimidade moral nas ações governamentais.
Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa está errada porque afirma que o uso exclusivo da força é suficiente para que o Estado possa gerir a coisa pública de forma democrática. Isso não é correto. Em uma administração pública ética, a gestão deve ser baseada não apenas na força, mas também no respeito aos princípios de transparência, responsabilidade e legitimidade moral.
A força, por si só, não convalida moralmente os atos do Estado. Na verdade, a transparência e o cumprimento de normas éticas são fundamentais para garantir que as ações do governo sejam vistas como legítimas e justas pela sociedade. A democracia implica em participação, diálogo e tomada de decisões de acordo com princípios éticos e morais que respeitem os direitos e deveres de todos os cidadãos.
Por que as Alternativas Incorretas:
A alternativa "C - certo" estaria incorreta porque aceitaria a ideia de que o uso da força é suficiente para a gestão democrática, desconsiderando a necessidade de outros fatores essenciais como a transparência e a ética.
Para interpretar melhor enunciados e alternativas, é importante se perguntar: "O que é realmente necessário para que um Estado seja ético e democrático?" e "Como a ética influencia as decisões e ações no serviço público?" Isso ajuda a evitar erros ao considerar que a força é suficiente para garantir a moralidade e a democracia.
Conclusão: Uma gestão ética no serviço público vai além do uso da força; requer a implementação de práticas transparentes e morais que fortaleçam a confiança pública.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Uso exclusivo de força e democracia não consumam combinar muito.
Gab: E
Bons Estudos!
GABARITO: Errado
O uso da força não pode ser EXCLUSIVO em um estado democrático de direito. Em verdade, a força deve ser utilizada como EXCEÇÃO para garantia da ordem pública, por exemplo. Ademais, a força como utilização exclusiva por parte do Estado é característica de DITADURAS, não compatível com uma democracia. Por fim, em ditaduras os atos cometidos pelo Estado, geralmente, são realizados em sigilo, e não com transparência.
"As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente".
Zig Ziglar
❌Errada.
O uso da Força de forma exclusiva por parte do estado faz com que ele não possa exercer de forma democrática.
Sem nexo a questão. Usar de forma conjunta combina mais com o uso da democracia.
Bons estudos!!!
Se o texto fosse: "O uso progressivo da força faz com que o Estado possa gerir a coisa pública de forma democrática, utilizando-se de transparência para convalidar moralmente seus atos." talvez.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo