A respeito da ética no serviço público, julgue o item. Os in...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1703382 Ética na Administração Pública
A palavra ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego para o latim mos (ou, no plural, mores), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral.

Internet: <https://eticapublica.furg.br> (com adaptações).
A respeito da ética no serviço público, julgue o item.

Os interesses pessoais do funcionário público ou os interesses imediatos do cidadão devem ser privilegiados na escolha de condutas no serviço público.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A conduta no serviço público deve ser pautada pelo Decreto n.º 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

De acordo com o Decreto, “o servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto...".

Desta forma, independente de quaisquer situações, nem os interesses pessoais do funcionário público", nem os interesses imediatos do cidadão" devem ser privilegiados na escolha de condutas no serviço público.


Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito da questão: Errado pois os servidores devem seguir o Código de Ética de cada órgão ou empresa e agir de acordo com o que está escrito nele.

Bons estudos para todos!

Seção III - Das Vedações ao Servidor - XV - É vedado ao servidor público;

a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

Decreto 1.171/1994

DAS REGRAS DEONTOLÓGICAS

III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

INTESSE PESSOAL NÃO! O FIM É SEMPRE O INTERESSE PÚBLICO , O BEM COMUM DO POVO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo