O item apresenta uma situação hipotética seguida de uma asse...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674307 Enfermagem

O item apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, com base nos referenciais teóricos da enfermagem.


Um homem com câncer de esôfago em estágio avançado foi admitido em um hospital e está com muita dificuldade de aceitação da doença, mostrando-se irritado e se recusando a aderir ao tratamento terapêutico. Diante disso, a equipe de enfermeiros do serviço optou por utilizar os princípios da pessoa enquanto sistema adaptativo, elencando o nível adaptativo aos estímulos, mecanismos de coping utilizados pelo paciente, os efeitos voltados à função fisiológica (condições de deglutição, por exemplo), autoconceito, desempenho de papel e interdependência, bem como as respostas adaptativas. Nessa situação, a equipe aplicou os conceitos desenvolvidos por Orem.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre referenciais teóricos da enfermagem.

Nessa situação, a equipe aplicou os conceitos desenvolvidos por Roy, que descreve utilizar os princípios da pessoa enquanto sistema adaptativo, elencando o nível adaptativo aos estímulos, mecanismos de coping utilizados pelo paciente, os efeitos voltados à função fisiológica (condições de deglutição, por exemplo), autoconceito, desempenho de papel e interdependência, bem como as respostas adaptativas.

A teoria de enfermagem proposta por Orem trata do autocuidado. Devemos estimular o paciente a se cuidar, tornando-se o mínimo possível dependente da enfermagem ou cuidadores.

Resposta do Professor: Errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Callista Roy, no seu Modelo de Adaptação, considera o objetivo da enfermagem a promoção da adaptação dos indivíduos e grupos nos quatro modos de adaptação (modo adaptativo: físico-fisiológico, identidade de autoconceito, interdependência e desempenho de papel), contribuindo assim para a saúde, a qualidade de vida e a morte com dignidade.

COELHO, Sónia Margarida Santos; MENDES, Isabel Margarida Dias Monteiro. Da pesquisa à prática de enfermagem aplicando o modelo de adaptação de Roy. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro , v. 15, n. 4, p. 845-850, Dec. 2011 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000400026&lng=en&nrm=iso>. access on 16 Apr. 2021. .

Errado.

Teoria da adaptação de Callista Roy.

Pessoa enquanto sistema adaptativo.

Elencando o nível adaptativo aos estímulos, mecanismos de doping utilizados pelo paciente, os efeitos voltados à função fisiológica, autoconceito, desempenho de papel e interdependência.

Callista Roy: Teoria da adaptação, ajuda o paciente a se adaptar a mudanças.

Dorothea Orem: Autocuidado, déficit do autocuidado e sistemas de enfermagem, autocuidado total.

APROFUNDANDO

Estratégias de coping, ou enfrentamento são esforços cognitivos e comportamentais para lidar com situações de dano, de ameaça ou de desafio quando não está disponível uma rotina ou uma resposta automática.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo