Tendo como referência os conceitos essenciais da ciência eco...
Na telefonia, os custos irrecuperáveis (sunk costs) devem ser ignorados, quando da tomada de decisões econômicas, em razão de representarem custos marginais e, portanto, não serem afetados pelas variações nos custos fixos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: E - errado
Tema Central da Questão: A questão aborda os custos irrecuperáveis (em inglês, sunk costs), que são aqueles custos já incorridos e que não podem ser recuperados. Este é um conceito fundamental na microeconomia, especialmente ao se tomar decisões econômicas e empresariais.
Resumo Teórico: Custos irrecuperáveis são despesas já realizadas e que não devem afetar decisões futuras, pois não podem ser alterados por estas. Eles não são considerados custos marginais porque estes dizem respeito ao custo adicional de produzir uma unidade extra de um produto. Os custos marginais são relevantes para decisões de produção, enquanto os custos irrecuperáveis não devem ser considerados ao decidir entre alternativas futuras.
Na prática, ao decidir se continua ou não um projeto, os custos irrecuperáveis devem ser ignorados, e a decisão deve ser baseada apenas nos custos e benefícios futuros. Por exemplo, se uma empresa de telefonia já investiu em uma infraestrutura que não pode ser vendida ou reutilizada, este gasto não deve influenciar se ela deve continuar investindo ou não, já que este custo não será recuperado.
Justificativa da Alternativa Correta: A afirmação da questão está errada por dizer que os custos irrecuperáveis representam custos marginais. Isso é conceitualmente incorreto. Custos marginais são os que variam com a produção, enquanto custos irrecuperáveis não afetam as decisões produtivas futuras porque já foram gastos e não podem ser recuperados. Portanto, dizer que devem ser ignorados porque representam custos marginais é equivocado.
Análise das Alternativas:
- Certo: Esta alternativa está incorreta porque os custos irrecuperáveis não são custos marginais. Confundir esses conceitos é um erro comum, mas é crucial diferenciá-los para uma análise econômica precisa.
- Errado: Esta é a resposta correta porque reconhece que a afirmação inicial mistura conceitos diferentes e incorretamente relaciona custos irrecuperáveis com custos marginais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito ERRADO
Custos Irrecuperáveis ou sunk costs: são recursos empregados na construção de ativos que, uma vez realizados, não podem ser recuperados em qualquer grau significante. Ou seja, o custo de oportunidade desses recursos, uma vez empregados, é próximo de zero.
bons estudos
Na telefonia, os custos irrecuperáveis (sunk costs) devem ser ignorados (CERTO), quando da tomada de decisões econômicas, em razão de representarem custos marginais (ERRADO) e, portanto, não serem afetados pelas variações nos custos fixos (ERRADO).
Sunk costs (custos afundados) são custos FIXOS incorridos que não são recuperáveis. Por serem FIXOS, não interferem na mecânica de equilíbrio (Cmg = Rmg). É o famoso "leite derramado", não adianta chorar. É melhor sempre ignorar os mesmos na tomada decisória, segundo a contemporânea Economia Comportamental, pois ajustar a conduta conforme custos afundados é um comportamento irracional.
Exemplo: você compra ingresso para ver uma partida de futebol de seu time, e aguarda ansiosamente o dia para ir ao jogo. Ocorre que nesse dia o tempo muda, e um ciclone toma conta da cidade, com chuvas torrenciais e ventania. O ambiente é o menos propício a um jogo no qual se venha a obter satisfação pessoal. Muito pelo contrário: o clima pode tornar a empreitada um verdadeiro desafio. O custo de oportunidade de se ir ao jogo é o de ficar em casa e assistir o mesmo no aconchego do lar. É um custo de oportunidade alto, de forma que a tendência seja a da escolha por ficar em casa. Ocorre que o ser humano em geral tende a valorizar o sunk cost (custo do ingresso perdido), e isso irracionalmente faz com que ele opte, muitas das vezes, em ir ao jogo de qualquer forma. Essa irracionalidade aparente demonstra que os agentes econômicos não possuem a racionalidade olímpica prevista pela Escola Clássica da Economia. Resumindo: o custo dos ingressos, tendo em vista a virada do tempo, não deveriam influenciar na tomada de decisão ótima (ficar em casa).
Daniel Kahneman e Richard Thaler (vencedores do Nobel em Economia) exploram esses vieses cognitivos.
GABARITO: errado.
Bons estudos!
Olá, colegas,
Para além das explicações antes comentadas, também vale dizer que os curstos marginais são sim influenciados pelos custos fixos. Vale lembrar a regra geral sobre os custos marginais de que: A curva de custo médio começará por cair devido aos custos fixos decrescentes, mas em seguida crescerá em consequência do aumento dos custos variáveis médios. O custo marginal começará por subir quando os curstos fixos totais tiverem sido diluídos e os custos variáveis estiverem aumentando.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo