Avalie as frases quanto à regência verbal. 1. Perdoamos ao ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114970 Português
Avalie as frases quanto à regência verbal.
1. Perdoamos ao colega que nos ofendeu. 2. Uma boa faculdade é aspirada por todos. 3. Assistiu e gostou do filme. 4. Este é o autor por cuja obra tenho simpatia. 5. Obedecemos a regras já ultrapassadas nesta empresa.
Assinale a alternativa que indica todas as frases com regência correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: D

Vou dividir o comentário em dois, beleza? Assim, analisamos com cautela os erros. Vamos lá:

1. Perdoamos ao colega que nos ofendeu. → Correto. Aqui, aplicamos a regência do trio parada dura (para os 3, aplicamos os mesmos princípios): verbos perdoar, agradecer e pagar: quando eles se referem à coisa, são transitivos diretos. Quando se referem à pessoa, são transitivos INdiretos (pedem a preposição A). Guarde este exemplo: "ele pagou o salário (obj. direto - coisa) AO funcionário" (obj. indireto - pessoa).

➥ Na questão, o verbo perdoar está ligado a "colega", uma pessoa, por isso é transitivo INdireto (rege a preposição A)

  

2. Uma boa faculdade é aspirada por todos. → Errado. Pessoal, muito cuidado com esta. O verbo aspirar possui dois sentidos:

  1. Cheirar: VTD (Maria aspirou os perfumes do campo);
  2. Almejar, querer, ter como objetivo: VTI + prep. a (Maria aspira Ao cargo de gerente).

➥ Veja que, na questão, o sentido é o segundo: todos almejam (desejam) uma boa faculdade. Como o sentido é o segundo, o verbo é transitivo INdireto. Sabemos que apenas verbos transitivos diretos (VTD) ou transitivos diretos e indiretos (VTDI) podem ser passados para a voz passiva analítica (verbo ser + particípio). Exs.:

  • "Paulo compra doces" (verbo transitivo direto, pois quem compra, compra algo) → "Doces são comprados por Paulo" (consigo passar para a analítica)
  • "Paulo compra doces ao João (verbo transitivo direto e indireto: quem compra, compra algo (doces) A alguém (ao João) → "Doces são comprados por Paulo ao João" (consigo passar para a analítica)
  • "Paulo gosta de Maria" "De Maria é gostada por João"? Estranho rs, pois o verbo é transitivo indireto e, por isso, não pode ser passado para a voz passiva analítica.

➥ Como, na questão, o verbo é transitivo INdireto (pelo sentido dele), não é possível passar para a analítica, ainda que a estrutura dada pelo examinador faça sentido. O correto seria: "todos aspiram A uma boa faculdade".

  • Porém, se o sentido fosse o primeiro (o de cheirar, sentir), o verbo seria transitivo direto e seria possível passar para a analítica: "Maria aspirou o perfume do campo" → "O perfume do campo foi aspirado por Maria".

  

(continua...)

(parte 2)

3. Assistiu e gostou do filme. → Errado. Pessoal, cuidado com isso também. Não podemos coordenar verbos com um complemento comum (no caso da questão, a preposição "de"), caso eles tenham regências diferentes: enquanto o verbo assistir, quando possui sentido de ver, é transitivo INdireto (pede a preposição A: "eu assisti AO filme", e não "assisti O filme", o verbo gostar pede a preposição DE (quem gosta, gosta DE).

➥ Percebam que o examinador colocou dois verbos que pedem preposições diferentes regendo uma preposição comum (de). Isso não é possível. O correto seria: "assistiu AO filme e gostou dele".

Treinando com outra semelhante:

(Eng. Civil/UFES/2015) A ÚNICA alternativa que obedece à norma padrão da Língua Portuguesa, quanto à coordenação de orações com verbos com regências diferentes é

        a) Um homem estranho entrou no restaurante e dele saiu sem pagar a conta. → Correto. Quem entra, entra EM. Quem sai, sai DE. Eu não poderia dizer: "entrou e saiu do restaurante", pois os verbos pedem preposições diferentes.

        b) Ele assistiu e gostou do filme. → Errado. Mesmo caso do desta questão: o verbo assistir, com sentido de ver, pede a preposição A. O verbo gostar, por sua vez, a DE. O correto seria: "ele assistiu AO filme e gostou DELE".

        c) Ele leu e gostou do livro. → Errado. Quem lê, lê ALGO. Quem gosta, gosta DE. Verbos com transitividades distintas não podem ser coordenados. O correto seria: "ele leu O LIVRO e gostou DELE".

        d) É proibido ouvir e crer nas suas mentiras. → Errado. Quem ouve, ouve ALGO. Quem crê, crê EM ALGO. O examinador uniu dois verbos com transitividade distintas para o mesmo objeto (mentiras). O correto seria: "é proibido ouvir suas mentiras e crer nelas".

        e) Eu quero e preciso de paz. → Errado. Quem quer, quer algo. Quem precisa, precisa DE algo. O correto seria: "eu quero paz e preciso DELA".

 

4. Este é o autor por cuja obra tenho simpatia. → Correto. Quem tem simpatia, tem simpatia POR alguém. Como, na frase, eu tenho simpatia PELO autor, termo que está antes do pronome relativo (cujo), pego a preposição e a jogo para antes dele (cujo):

  • Este é o autor cuja obra tenho simpatia (POR)
  • Este é o autor (POR) cuja obra tenho simpatia

  

5. Obedecemos a regras já ultrapassadas nesta empresa. → Correto. O verbo obedecer (assim como "desobedecer") pede a preposição A. Quem obedece, obedece A. O correto é: "eu obedeço A meus pais", e não "eu obedeço meus pais".

  

Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)

Passei foi longe de acertar.

Cara essas explicações gigantescas são absurdas, por que não simplificar?

reclama da explicação ja sei que nao vai passar

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo