O uso de pronomes e locuções pronominais de tratamento tem l...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: Quadrix Órgão: CRP 18ª Região MT
Q1213392 Português
O uso de pronomes e locuções pronominais de tratamento tem larga tradição na língua portuguesa. O Auxiliar Administrativo que precisará redigir, digitar e reproduzir precisa ter conhecimento desse uso. Leia as seguintes afirmativas.
I. Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa discursiva (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa gramatical. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: “Vossa Senhoria escolherá o suplente”; “Vossa Excelência discorrerá sobre o assunto”.
II. Os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: “Vossa Senhoria convocará seu suplente” (e não “Vossa ... vosso...”).
III. Quanto aos adjetivos referidos aos pronomes de tratamento, o gênero gramatical deve coincidir com o substantivo que compõe a locução, independentemente do gênero do interlocutor. Logo, o correto é “Vossa Excelência está atarefada”, “Vossa Senhoria deve estar satisfeita”.
Pode-se afirmar que:
Alternativas