O Decreto nº 5.626, de 2005, estabelece que, para complement...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2005018 Libras
O Decreto nº 5.626, de 2005, estabelece que, para complementar o currículo da base nacional comum, o ensino de Libras e o ensino da modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos, devem ser ministrados em uma perspectiva dialógica, funcional e instrumental. É correto afirmar, acerca dessas perspectivas, que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C

O Decreto nº 5.626, de 2005, é uma legislação essencial para o ensino de Libras e para a educação de alunos surdos no Brasil. Ele estipula que o ensino de Libras e da modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua deve seguir uma abordagem dialógica, funcional e instrumental. Essa perspectiva é fundamental para garantir que a aprendizagem seja significativa, prática e adaptada às necessidades dos alunos surdos.

No contexto da pergunta, a alternativa C é a correta porque reflete como essas perspectivas podem ser implementadas em diferentes níveis de ensino:

  • No ensino infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, essas perspectivas podem ser desenvolvidas por meio de atividades ou complementação curricular específica.
  • Nos anos finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior, elas podem ser oferecidas como disciplinas curriculares.

Agora, vamos analisar as razões pelas quais as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: Incorreta porque limita o desenvolvimento dessas atividades apenas aos anos iniciais e finais do ensino fundamental e como disciplinas no ensino médio e superior, sem mencionar a educação infantil e sem refletir a flexibilidade do ensino de Libras em outros contextos.

Alternativa B: Incorreta porque sugere que no ensino médio as atividades seriam apenas complementares e no ensino superior apenas atividades curriculares, sem considerar a proposta mais ampla do decreto.

Alternativa D: Incorreta ao sugerir que o ensino de Libras pode ser feito apenas por meio de círculos de cultura, palestras e oficinas na educação básica, o que limita a abordagem dialógica e funcional que deve ocorrer de forma mais integrada ao currículo.

Alternativa E: Incorreta porque propõe que a educação superior se limite a ações práticas, como extensão universitária e oficinas, e não reconhece a importância das disciplinas curriculares formais neste contexto.

Essas alternativas incorretas não contemplam devidamente as diretrizes do Decreto nº 5.626, que busca uma integração ampla e adaptativa da Libras e do ensino de português como segunda língua, de acordo com o nível de ensino e as necessidades dos alunos surdos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo