Acerca dos requisitos de segurança para a circulação, a tít...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C está correta. A Resolução nº 508/2014 do CONTRAN estabelece requisitos de segurança específicos para a circulação, a título precário, de veículos de carga ou mistos transportando passageiros no compartimento de cargas. Entre as vedações, está a utilização de veículos de carga tipo basculante e boiadeiro para esse tipo de transporte.
Vamos entender o porquê desta vedação e analisar as outras alternativas:
Alternativa A: Transportar passageiros sentados - Esta alternativa está incorreta porque a Resolução permite que, no transporte de passageiros em compartimentos de carga, os passageiros estejam sentados, desde que cumpridos outros requisitos de segurança, como o uso de cintos.
Alternativa B: Transportar cargas em ambiente diferente dos passageiros - Esta alternativa também está incorreta. Pelo contrário, é exigido que os passageiros e as cargas fiquem separados, garantindo a segurança dos ocupantes. Portanto, transportar cargas em um ambiente separado é permitido e até desejável.
Alternativa D: Transportar passageiros nas partes internas - Esta alternativa está incorreta porque o transporte de passageiros em compartimentos internos de carga é permitido sob condições específicas, como a instalação de bancos e cintos de segurança, desde que respeitadas as regras da Resolução.
Assim, a alternativa C é a única que está correta dentro das vedações estabelecidas pela Resolução nº 508/2014, pois proíbe expressamente o uso de veículos basculantes e boiadeiros para o transporte de passageiros no compartimento de carga, devido ao alto risco de segurança que essas configurações representam.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resolução CONTRAN Nº 508 DE 27/11/2014
Art. 5º Além das exigências estabelecidas nos demais artigos desta Resolução, para o transporte de passageiros em veículos de carga ou misto, é vedado:
I - transportar passageiros com idade inferior a 10 anos;
II - transportar passageiros em pé;
III - transportar cargas no mesmo ambiente dos passageiros;
IV - utilizar veículos de carga tipo basculante e boiadeiro;
V - utilizar combinação de veículos.
VI - transportar passageiros nas partes externas.
É vedado:
a) transportar passageiros sentados. em pé.
b) transportar cargas em ambiente diferente dos passageiros. mesmo ambiente.
c) utilizar veículos de carga tipo basculante e boiadeiro.
d) transportar passageiros nas partes internas. externas.
COMPLEMENTANDO
CTB
Art. 108. Onde não houver linha regular de ônibus, a autoridade com circunscrição sobre a via poderá autorizar, a título precário, o transporte de passageiros em veículo de carga ou misto, desde que obedecidas as condições de segurança estabelecidas neste Código e pelo CONTRAN.
Parágrafo único. A autorização citada no caput não poderá exceder a doze meses, prazo a partir do qual a autoridade pública responsável deverá implantar o serviço regular de transporte coletivo de passageiros, em conformidade com a legislação pertinente e com os dispositivos deste Código.
RESOLUÇÃO Nº 508 DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014
Art. 3º Os veículos a serem utilizados no transporte de que trata esta Resolução devem ser adaptados, no mínimo, com:
I. bancos, na quantidade suficiente para todos os passageiros, revestidos de espuma, com encosto e cinto de segurança, fixados na estrutura da carroceria;
II. carroceria com cobertura, barra de apoio para as mãos, proteção lateral rígida, com dois metros e dez centímetros de altura livre, de material de boa qualidade e resistência estrutural, que evite o esmagamento e a projeção de pessoas em caso de acidente com o veículo;
III. escada para acesso, com corrimão;
IV. cabine e carroceria com ventilação, garantida a comunicação entre motorista e passageiros;
V. compartimento resistente e fixo para a guarda das ferramentas e materiais, separado dos passageiros, no caso de transporte de trabalhadores;
VI. sinalização luminosa, na forma do inciso VIII do artigo 29 do CTB e da Resolução nº 268, de 15 de fevereiro de 2008, no caso de transporte de pessoas vinculadas à prestação de serviço em obras na via.
Parágrafo único. Os veículos referidos neste artigo só poderão ser utilizados após expedição do Certificado de Segurança Veicular - CSV, expedido por Instituição Técnica Licenciada - ITL, e vistoria da autoridade competente para conceder a autorização de trânsito.
Só pra facilitar a visualização:
Veículo tipo basculante é tipo aquele caminhão que carrega areia e a parte de cima é móvel e o boiadeiro é aquele fechado que, como o nome já diz ,carrega boi. Então imagina transportar pessoas nesses veículos...
Eu imaginei que a letra D se referia ao transporte do passageiro em compartimento de carga, tipo bagageiro de ônibus, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pqp.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo