O Art. 31, Inciso I, da Lei de Diretrizes e Bases da Educaçã...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (29)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é B.
Vamos entender o tema da questão: a avaliação na Educação Infantil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), especificamente no Art. 31, Inciso I, estabelece que a avaliação na Educação Infantil deve ser feita mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental. Isso significa que a avaliação nesta etapa não deve ter caráter classificatório ou seletivo.
A seguir, justifico a alternativa correta e explico as alternativas incorretas:
B - As referências para se proceder à avaliação devem ser buscadas em padrões pré-estabelecidos.
Esta alternativa é incorreta porque a avaliação na Educação Infantil não deve ser baseada em padrões pré-estabelecidos, mas sim no acompanhamento individualizado do desenvolvimento de cada criança. A ideia é respeitar as particularidades e o ritmo de aprendizagem de cada uma, sem comparações ou metas rígidas que podem não refletir o desenvolvimento integral e singular das crianças.
A - O ato de avaliar não pode levar a uma classificação das crianças em “aptas” ou “não aptas”.
Esta alternativa está correta. De acordo com a LDB, a avaliação na Educação Infantil é contínua e qualitativa, sem o objetivo de promoção. Não se deve classificar as crianças como “aptas” ou “não aptas”, pois o foco é no desenvolvimento individual e não em uma avaliação classificatória.
C - Deve objetivar um conhecimento mais aprofundado das crianças para que os adultos sejam capazes de mediar, de forma mais adequada, as relações entre elas e o ambiente no qual estão inseridas.
Esta alternativa também está correta. A avaliação na Educação Infantil deve servir para que os educadores entendam melhor o desenvolvimento das crianças e possam mediar, de forma adequada, as relações delas com o ambiente, promovendo um desenvolvimento integral.
D - As instituições não podem utilizar relatórios, pareceres e avaliações realizadas por professores ou outros profissionais para definir se uma criança deve ou não ser aceita na instituição ou em determinado grupo.
Mais uma alternativa correta. A utilização de relatórios, pareceres e avaliações para decidir a aceitação de uma criança em uma instituição ou grupo específico contraria o princípio da não seletividade na Educação Infantil. Todas as crianças têm direito a essa etapa da educação, independente de suas avaliações.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: A
Letra b as referências para se proceder
Gabarito B
GABARITO B
"NÃO PARE! ATÉ QUE TENHA TERMINADO AQUILO QUE TU COMEÇOU, LEMBRE-SE! TU NÃO PODE DESISTIR"
Baltasar Gracian
Para responder esta questão, exige-se conhecimento sobre a avaliação na Educação Infantil conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996. O candidato deve indicar a assertiva incorreta sobre o assunto. Vejamos:
a) Correta.
A avaliação não tem o objetivo de promoção, ou seja, não converte em classificar as crianças em “aptas” ou “não aptas”.
b) Incorreta
As referências para se proceder à avaliação não devem ser buscadas em padrões pré-estabelecidos, porque a avaliação deve ser mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, ou seja, não há um padrão certo, porque cada criança deve ser avaliada conforme a sua necessidade.
c) Correta.
A avaliação deve ser mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças para objetivar um conhecimento mais aprofundado das crianças para que os adultos sejam capazes de mediar, de forma mais adequada, as relações entre elas e o ambiente no qual estão inseridas.
d) Correta.
A avaliação é sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental, ou seja, as instituições não podem utilizar relatórios, pareceres e avaliações realizadas por professores ou outros profissionais para definir se uma criança deve ou não ser aceita na instituição ou em determinado grupo.
Gabarito do monitor: B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo