Um determinado tipo de ato administrativo está quase apto p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3056613 Direito Administrativo
Um determinado tipo de ato administrativo está quase apto para produzir efeitos jurídicos. Ocorre que, por exigência legal, precisará ser publicado pelo órgão na imprensa oficial para completar seu ciclo de formação. A doutrina administrativista brasileira classifica esse ato administrativo como
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Um ato administrativo imperfeito é aquele que ainda não concluiu o seu ciclo de formação, ou seja, que ainda não completou todas as etapas necessárias para a sua produção. 

Um exemplo de ato imperfeito é uma portaria de demissão que ainda não foi motivada ou publicada

C

Um ato imperfeito é um ato administrativo que ainda não concluiu o seu ciclo de formação, ou seja, é um ato inexistente: 

  • Não pode haver defeito no que não existe 
  • Não é possível combinar a condição de imperfeito com as características de outros planos de análise 

Um ato é considerado perfeito quando todas as etapas necessárias à sua formação foram realizadas. Por exemplo, uma portaria de demissão de servidor é considerada perfeita quando foi escrita, motivada, assinada e publicada. 

QUANTO À EXEQUIBILIDADE

I – perfeito: é aquele que completou seu processo de formação, estando apto a produzir seus efeitos. Perfeição não se confunde com validade. Esta é a adequação do ato à lei; a perfeição refere-se às etapas de sua formação.

II – imperfeito: não completou seu processo de formação, portanto, não está apto a produzir seus efeitos, faltando, por exemplo, a homologação, publicação, ou outro requisito apontado pela lei.

III – pendente: para produzir seus efeitos, sujeita-se a condição ou termo, mas já completou seu ciclo de formação, estando apenas aguardando o implemento desse acessório, por isso não se confunde com o imperfeito. Condição é evento futuro e incerto, como o casamento. Termo é evento futuro e certo, como uma data específica.

IV – consumado: é o ato que já produziu todos os seus efeitos, nada mais havendo para realizar. Exemplifique-se com a exoneração ou a concessão de licença para doar sangue.

Gabarito Letra C

No ato pendente lembrar que já completou seu processo de formação o que implica é uma condição ou termo pendente de ser analisado, por outro lado, no ato imperfeito o não há o processo de formação completo, isso porque depende de um ato homologatório ou publicação para haver efeitos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo