Uma amostra de cocaína, cuja estrutura é representada na ...
Uma amostra de cocaína, cuja estrutura é representada na figura precedente, foi analisada por meio da técnica de cromatografia líquida de alta eficiência. Nessa análise, o padrão cromatográfico de cocaína utilizado foi uma solução de cocaína (base livre) em acetonitrila na dosagem de 1.000 ppm; o solvente orgânico utilizado na fase móvel cromatográfica foi acetonitrila:água (95:5); a água foi utilizada nessa fase móvel deionizada; a vazão foi de 1,0 mL/min; e a detecção ocorreu a 224 nm.
Na figura a seguir, são mostrados cromatogramas obtidos para diferentes concentrações de cocaína (1,0 ppm; 5,0 ppm; 10,0 ppm; 20,0 ppm; 30,0 ppm; 40,0 ppm).
Tendo como referência essa situação hipotética, assinale a opção correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão tão óbvia que dá medo!
A Na análise em apreço, o tempo de retenção da cocaína é próximo de 3,5 min. (Correta)
B A presença de contaminantes e adulterantes pode ser percebida no cromatograma porque o tempo de retenção dessas substâncias é igual ao da cocaína. (Incorreta)
C A cocaína é solúvel em água porque possui estrutura apolar. (Incorreta)
D A cromatografia é um método muito utilizado para separar qualquer tipo de mistura, independentemente do seu estado de agregação. (Incorreta)
E A presença de carbonilas na estrutura molecular da cocaína possibilita a formação de ligações de hidrogênio. (Incorreta)
entender
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo