O teste do pezinho é um dos principais exames realizados em ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1968594 Biologia
O teste do pezinho é um dos principais exames realizados em crianças logo depois do nascimento e detecta seis doenças genéticas ou congênitas: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Em relação a essas doenças genéticas, assinale a opção correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão cita o teste do pezinho como um dos exames principais em crianças nascidas, para detectar seis doenças congênitas, e pede a alternativa correta em relação a essas doenças citadas. Os indivíduos que apresentam alelos iguais (AA ou aa) são considerados homozigotos, e os que apresentam alelos diferentes (Aa) são considerados heterozigotos. O gene dominante manifesta um fenótipo seja qual for seu alelo, heterozigoto ou homozigoto (Aa ou AA), mas um gene recessivo apenas manifesta seu fenótipo se apresentar um alelo também recessivo (aa). Uma herança autossômica dominante se caracteriza por um indivíduo com gene dominante afetado (Aa ou AA), porém a grande maioria que ocorre são de heterozigotos (Aa). Uma herança autossômica recessiva se caracteriza por um indivíduo com uma cópia mutante de ambos os pais (aa), gerando um filho afetado por determinada doença. As doenças genéticas são classificadas por envolver alterações no DNA do indivíduo, podendo apresentar hereditariedade, e podem ser divididas em três tipos: monogenéticas (ou mendelianas), com apenas um gene modificado; poligênicas, com mais de um gene atingido e interferência ambiental; ou cromossômicas, com alterações estruturais ou numéricas nos cromossomos. A síndrome de Down, por exemplo, é uma alteração genética cromossômica, caracterizada por um cromossomo extra no par 21. A anemia falciforme apresenta hereditariedade, com alteração no formato das hemácias para uma forma de foice, dificultando a passagem do oxigênio pelos vasos sanguíneos. A fibrose cística é caracterizada por ser uma herança autossômica recessiva com acúmulo de secreções nos pulmões e pâncreas. A fenilcetonúria é classificada como herança autossômica recessiva, impedindo que o aminoácido fenilalanina seja metabolizado, se acumulando no sangue e comprometendo funções importantes. O Hipotireoidismo congênito é uma doença que pode ser causada por alterações genéticas, onde há produção baixa ou nula do hormônio da glândula tireoide. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia Hoje. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2014; Linhares, S.; Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Biologia Hoje. 3ª ed. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2016)

 


Em relação a essas doenças genéticas, assinale a opção correta


A) No caso da fenilcetonúria, tanto a prole homozigota quanto a heterozigota manifestam a doença. Incorreta. A fenilcetonúria é uma doença genética com padrão de herança autossômico recessivo, o que indica a manifestação da doença apenas em homozigose recessiva (aa).



B) No caso da fibrose cística, com pais portadores do gene atípico, sem a doença, a probabilidade do nascimento de um filho com a doença é de 25% e, em uma próxima gestação, é de 50%. Incorreta. A fibrose cística é uma doença de herança recessiva, portanto se os pais são portadores não afetados (Aa x Aa = AA, Aa, Aa, aa) terão 25% de probabilidade do filho ser afetado, e em uma próxima gestação, também 25%, essa chance não altera na herança autossômica recessiva.



C) Apesar de ser uma doença genética, a fenilcetonúria não é hereditária. Incorreta. A fenilcetonúria é uma doença hereditária, por transmitir os alelos portadores em padrão recessivo para os descendentes.


D) Um paciente com hipotireoidismo congênito pode ser tratado com reposição hormonal continuada, mesmo que a alteração genética persista ao longo de sua vida. CORRETA. O hipotireoidismo congênito é uma alteração genética que possui tratamento através de reposição dos hormônios, mesmo que suas glândulas não produzam mais o hormônio. Não há cura, mas há tratamento.



E) A fenilcetonúria resulta em alteração metabólica que afeta, especialmente, a produção de muco nos pulmões e no pâncreas. Incorreta. A fenilcetonúria acumula fenilalanina no sangue, não produz muco. A fibrose cística é a doença que produz muco em pulmões e pâncreas.


 

Gabarito do Professor: D




Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA D

a) No caso da fenilcetonúria, apenas a prole homozigota recessiva manifesta a doença.

b) No caso da fibrose cística, com pais portadores do gene atípico, sem a doença, a probabilidade do nascimento de um filho com a doença é de 25% e, em uma próxima gestação, é de 25%.

c) A fenilcetonúria é uma doença genética rara, hereditária, ou seja, é passada pelos pais para o(a) filho(a).

d) Um paciente com hipotireoidismo congênito pode ser tratado com reposição hormonal continuada, mesmo que a alteração genética persista ao longo de sua vida.

e) A fenilcetonúria resulta em alteração metabólica que expressa má formação ou mesmo ausência da enzima fenilalanina hidroxilase. Essa deficiência provoca distúrbios na síntese de proteínas, causada pela carência de tirosina e acúmulo de fenilalanina no organismo.

Bons estudos!!!

PLEIOTROPIA  

Trata-se do efeito antagônico da interação gênica (efeito contrário). 

Então, no caso, a pleiotropia é quando um único gene acarreta diversas características.  

Um exemplo é uma doença chamada de fenilcetonúria, que é uma doença autossômica recessiva que apresenta um defeito em uma enzima chamada de fenilalanina hidroxilase.  

  • O que essa enzima faz? 

Essa enzima transforma a fenilalanina em um aminoácido chamado de tirosina. Sem a sua ação, cai o teor de tirosina e aumenta a fenilalanina, com isso, forma-se um ácido chamado de ácido fenilpirúvico.  

  • E o que esse ácido fará? 

Ele é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do retardo mental, pois ele ataca células do sistema nervoso central. 

DETALHE! 

A tirosina é uma grande precursora da melanina, ou seja, além do retardo mental, essa pessoa apresentará uma pela extremamente branca. 

UM GENE PROBLEMÁTICO QUE RESULTOU EM DIVERSAS REAÇÕES! 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo