Um lactente de 10 dias iniciou febre de 38,8 °C há 24 horas...
Considerando-se o quadro de febre sem foco, qual deve ser a próxima medida?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão: A questão aborda a abordagem clínica de um lactente com febre sem foco aparente. É crucial entender que em neonatos, especialmente aqueles com menos de um mês de vida, a febre é sempre considerada um sinal de alerta que pode indicar infecção grave. O conhecimento necessário inclui a diferenciação entre febre sem foco e febre com foco, além de saber as medidas apropriadas para investigar e tratar possíveis infecções em neonatos.
Alternativa Correta: D
A alternativa D é a correta. Em lactentes com menos de um mês apresentando febre, a internação hospitalar para realizar exames como hemocultura, urinocultura e punção lombar, além de iniciar antibioticoterapia empírica intravenosa, é a abordagem padrão. Essa medida tem como objetivo identificar e tratar prontamente infecções bacterianas graves, como sepse ou meningite, que podem progredir rapidamente nessa faixa etária e são potencialmente fatais.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Prescrever antitérmico, orientar sinais de alarme e reavaliar em 24 horas: Essa abordagem é inadequada para neonatos. O uso de antitérmicos em pacientes tão jovens é desencorajado sem uma avaliação abrangente, pois pode mascarar sinais de infecção grave.
B - Solicitar hemocultura, urinocultura e punção lombar, e se o líquor estiver normal, liberar após dose de ceftriaxona: Embora os exames propostos sejam adequados, liberar o paciente após apenas uma dose de antibiótico sem internação é arriscado, dado o risco de rápida progressão de infecções em neonatos.
C - Colher hemograma e urina para avaliação de EAS e liberar se normal: A abordagem é insuficiente, pois não considera a possibilidade de infecções graves que podem estar presentes mesmo com resultados normais em hemograma e EAS.
E - Colher hemograma e urina e iniciar antibioticoterapia oral: A antibioticoterapia oral não é adequada para lactentes com menos de um mês em casos de suspeita de infecção grave. O tratamento intravenoso sob supervisão hospitalar é o mais seguro.
Em suma, a correta abordagem é a internação hospitalar e investigação completa com início de tratamento empírico adequado, como indicado na alternativa D. Isso maximiza a proteção do lactente contra complicações graves.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RN (<28dias) sempre encaminhar p/ internação quando há febre sem sinais localizatórios.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo