Quando um carro freia bruscamente, o cinto de segurança impe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q465503 Física
Quando um carro freia bruscamente, o cinto de segurança impede uma colisão mais violenta entre o motorista e o painel do veículo. Pode-se dizer, sob o ponto de vista da Física, que tal fato relaciona-se com a:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) Primeira Lei de Newton.


O cinto de segurança tem a função de vincular o passageiro ao automóvel. Assim, numa eventual colisão com um outro corpo, quando o carro parar, o passageiro também vai parar, porque está preso pelo cinto ao carro. Senão, devido à inercia, ele seria lançado diretamente sobre o pára brisa. 


Primeira Lei de Newton: "Considere um corpo no qual não atue nenhuma força resultante. Se o corpo estiver em repouso, ele permanecerá em repouso: se o corpo estiver em movimento com velocidade constante, ele continuará em movimento retilíneo uniforme." 

a) Primeira Lei de Newton.

a) Primeira Lei de Newton

Inércia é a tendência que os corpos apresentam de permanecer no seu estado de equilíbrio, em repouso ou em movimento.

GABARITO A

 

 Primeira Lei de Newton, ou lei da Inércia, diz que a tendência dos corpos, quando nenhuma força é exercida sobre eles, é permanecer em seu estado natural, ou seja, repouso ou movimento retilíneo e uniforme.

 

Exemplo clássico: Quando estamos no ônibus e ele freia bruscamente, por inércia nos continuamos em movimento. O mesmo ocorre com o motorista do carro, portanto o cinto de segurança basea-se no princípio da inércia, pois impede que os passageiros continuem em movimento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo