Um prematuro de 26 semanas apresenta piora progressiva da re...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1091174 Medicina
Um prematuro de 26 semanas apresenta piora progressiva da respiração desde o nascimento, taquipneia, radiografia com imagem em vidro fosco.
Qual a melhor conduta para o diagnóstico mais provável?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: A questão aborda o manejo de um recém-nascido prematuro de 26 semanas com dificuldades respiratórias e imagem radiográfica característica de síndrome do desconforto respiratório (SDR) neonatal. Este é um tema comum em Pediatria e Neonatologia, exigindo conhecimentos sobre o tratamento de complicações respiratórias em prematuros.

Alternativa correta: A - Estabelecer trocas gasosas adequadas.

A alternativa correta é A porque o quadro descrito é típico da síndrome do desconforto respiratório (SDR), uma condição comum em prematuros devido à deficiência de surfactante nos pulmões. O manejo inicial mais apropriado envolve o suporte respiratório para estabelecer trocas gasosas adequadas, que pode incluir a administração de oxigênio e, em muitos casos, a terapêutica com surfactante.

Análise das alternativas incorretas:

B - Prescrever diurético: Esta alternativa não é adequada porque o uso de diuréticos não é o tratamento inicial para SDR. Diuréticos são usados para manejar sobrecarga de fluidos nos pulmões, o que não é o caso aqui.

C - Iniciar corticoidoterapia: Corticoides são administrados antes do nascimento para promover a maturação pulmonar se houver risco de parto prematuro, mas não são utilizados como tratamento imediato após o nascimento em SDR.

D - Realizar traqueostomia: Traqueostomia não é indicada para esse paciente. Esta é uma intervenção para situações específicas de obstrução de via aérea superior ou necessidade prolongada de ventilação, o que não se aplica ao caso descrito.

E - Realizar drenagem de pneumotórax: Esta alternativa seria considerada se houvesse suspeita clínica de pneumotórax, uma condição onde há presença de ar na pleura. No entanto, o enunciado não sugere essa complicação.

Estratégia para interpretações futuras: Ao se deparar com casos clínicos, é essencial identificar os sinais e sintomas apresentados no enunciado e relacioná-los com condições médicas conhecidas, como no caso de uma SDR em prematuros. Isso ajuda a eliminar opções que não correspondem ao quadro clínico descrito.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta para a questão é a alternativa A - Estabelecer trocas gasosas adequadas. Isso porque as informações fornecidas no enunciado da questão sugerem que o bebê pode estar sofrendo de Síndrome do Desconforto Respiratório (SDR), uma condição comum em bebês prematuros. A SDR é caracterizada por uma deficiência na produção de surfactante pulmonar. O surfactante é responsável por manter as vias aéreas abertas e ajudar a troca de gases nos pulmões. A falta dele pode causar dificuldades respiratórias, levando a taquipneia e imagem de vidro fosco no raio-x. A melhor conduta para esse caso é estabelecer trocas gasosas adequadas, que pode incluir a administração de oxigênio, suporte respiratório, e/ou ventilação mecânica para ajudar o bebê a respirar até que ele esteja em condições de produzir surfactante por conta própria.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo