A premunização é considerada um método de controle biológico...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q313473 Engenharia Agronômica (Agronomia)
          As perdas de produção agrícola por problemas fitossanitários são estimadas em mais de 30% anualmente, e o Brasil, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é o maior consumidor de agrotóxico. Apesar de os defensivos agrícolas terem uma alta e rápida eficiência, são necessárias aplicações repetidas desses produtos, o que representa grandes quantidades lançadas no ambiente e um alto custo para a aplicação. Esses produtos químicos propiciam uma alta produtividade, mas têm efeitos negativos sobre o solo, o clima, a vegetação, as águas, os animais e o homem, e provocam a seleção de patógenos resistentes, resultantes da forte pressão seletiva de alguns dos produtos. Além disso, seu tempo de degradação no ambiente é da ordem de décadas, o que provoca uma concentração elevada dessas substâncias na cadeia alimentar. O controle biológico de doenças de plantas é definido como a redução de inóculo ou das atividades determinantes da doença, realizada por meio de um ou mais organismos, exceto o homem. Nesse contexto, essa prática é uma alternativa viável para o combate de pragas e patógenos e vantajosa em relação ao controle químico, especialmente em relação ao impacto ambiental, ao custo, à especificidade e ao desenvolvimento de resistência.

Franceschini et al. Biotecnologia aplicada ao controle biológico. Biotecnologia Ciência &  Desenvolvimento . n.º 23 . novembro/dezembro 2001 (com adaptações).

A partir das ideias apresentadas no texto acima, julgue os itens a seguir.

A premunização é considerada um método de controle biológico. Essa técnica é aplicada exclusivamente para controle de vírus e consiste na colonização antecipada de uma estirpe fraca de um vírus para proteger a planta de uma estirpe forte.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"A premunização consiste em promover a infecção de uma planta com um isolado fraco do vírus que venha a oferecer proteção contra formas severas, levando, dessa maneira, a um controle das manifestações da moléstia" (REZENDE & MÜLLER, 1995).


A questão está errada, mas não concordo muito com o gabarito. A única palavra que pode estar errada é "colonização", quando na verdade o que é feito é a infecção, mas mesmo assim deixa o termo vago. No mais, não achei premunização com outros microrganismos, o que torna a palavra "exclusivamente", correta (mesmo assim, foi por conta disso que marquei errada - CESPE limitou ou negou, 90-95% de chances de estar errada). Premunização é sim um tipo de controle biológico e ficou mais conhecido pelo uso da estirpe fraca na CTV - Tristeza do Citros. 

 

R: Errada

 

Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

- São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

- Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

Força, Nação Concurseira!!!!

Concordo que "colonização" de vírus soa muito mal aos ouvidos, mas acho que o examinador quis dizer que colonização é infecção. Premunização é usar vírus de estirpe mais fraca pra proteger de estirpes mais fortes, é como uma "imunização" de plantas. Nesse caso, julgo estar CERTA.

Acho que o que fez a questão estar errada está na palavra "EXCLUSIVAMENTE".

Conforme comentários anteriores, acredito que o erro possa estar na palavra COLONIZAÇÃO, já que vírus são, na verdade, inoculados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo