O diagrama de Pareto pode ser adotado quando se está diante ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q34571 Administração Geral
Julgue os itens que se seguem, acerca das principais ferramentas de
qualidade.

O diagrama de Pareto pode ser adotado quando se está diante de problemas e busca-se identificar quais são os itens responsáveis pela maior parcela deles.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

O Diagrama de Pareto, também conhecido como princípio 80/20, é uma ferramenta de qualidade muito útil na gestão e no controle da qualidade. Essa ferramenta é baseada na ideia de que, frequentemente, uma pequena quantidade de causas é responsável pela maioria dos problemas. Portanto, é utilizada para identificar e priorizar problemas ou causas em um processo a fim de que se dediquem esforços para corrigir os mais significativos.

Ao utilizar o Diagrama de Pareto, os problemas ou defeitos são listados e classificados por sua frequência, importância ou custo. Isso permite que os gestores visualizem quais são os maiores problemas que contribuem para a maior parte das dificuldades enfrentadas. Em geral, se concentram os esforços de correção nos poucos itens críticos (geralmente em torno de 20%), que são responsáveis pela maior parte do impacto (geralmente 80% dos problemas).

A correta aplicação dessa ferramenta implica em uma melhor alocação dos recursos e uma gestão mais eficiente dos processos de melhoria da qualidade. Por isso, a afirmação de que o Diagrama de Pareto pode ser utilizado quando se busca identificar os itens que são responsáveis pela maior parcela dos problemas é verdadeira. Consequentemente, a alternativa C - certo está correta, pois reflete adequadamente o uso e o propósito desta importante ferramenta de gestão da qualidade.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Diagrama de Pareto, ou diagrama ABC,80-20,70-30, é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto (poucos essenciais, muitos triviais), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. É uma das sete ferramentas da qualidade.

O Diagrama de Pareto (ou 80-20 ou 70-30) é um gráfico de barras que ordena os problemas, identificando os mais importantes e medindo-os em diversas escalas, permitindo usar a teoria de Pareto (poucos essenciais, muito triviais), ou seja, há muitos problemas sem importância diante de outros mais importantes. Além disso, o Diagrama de Pareto permite agrupar os dados de diferentes formas, medem o impacto de mudanças no processo e quebra causas genéricas em causas específicas.

No topo da barra mais alta, traça-se uma linha para poder verificar a medida cumulativa das categorias, podendo assim identificar o peso que os problemas têm em relação ao todo.

Para montar o Diagrama de Pareto, as fontes podem ser:

a) Brainstorming;

b) Dados coletados através de planilhas;

 

É importante destacar algumas regras durante a análise do Diagrama de Pareto:

a) Os problemas mais frequentes nem sempre são os mais caros;

b) Construa o gráfico indicando corretamente as grandezas e a que elas se referem (unidades de medida);

c) O gráfico deverá possuir títulos e nomenclatura para os eixos X-Y.

 

Passos para a construção do Diagrama de Pareto:

1) Coletar os dados (brainstorming ou apontamentos);

2) Organização dos dados;

3) Contagem dos números, separados por categoria;

4) Reescrever as categorias, por ordem de ocorrência;

5) Juntar as categorias com menos frequência sob o nome de “outros”;

6) Construir uma tabela;

7) Elaborar o gráfico (barras ou linhas);

 

 

CERTISSIMO

USADO QUANDO SE TEM UM PROBLEMA OU VÁRIOS.
CORRETA!

O Diagrama de Pareto é um gráfico que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.
Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos.

Bons estudos

CORRETO!

O economista Vilfredo Pareto criou um princípio que, originalmente, se aplicava à análise da distribuição de renda e que, posteriormente, foi adaptado à realidade da administração da qualidade, tornando-se uma ferramenta para a escola de gestão. Esse princípio, denominado de princípio de Pareto, pode ser empregado para definir prioridades na correção de problemas e (ou) defeitos, permitindo ao administrador perceber que, em geral, 20% das causas ocasionam 80% dos efeitos. [CESPE/2013]

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo