Sobre o transtorno delirante, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o transtorno delirante. A alternativa E é a correta.
Transtorno Delirante: O transtorno delirante é caracterizado por uma ou mais crenças delirantes persistentes que são mantidas por um longo período. As crenças delusórias são aquelas que não têm base na realidade, mas são mantidas firmemente pelo indivíduo, mesmo diante de evidências contrárias.
Alternativa Correta:
E - Tipo somático: Nesta forma de transtorno delirante, o tema central do delírio envolve funções ou sensações corporais. Delírios somáticos podem se manifestar de várias maneiras, sendo comuns as crenças de exalar odores desagradáveis ou de ter parasitas internos. Esta descrição está correta, alinhando-se com as características dos delírios somáticos.
Alternativas Incorretas:
A - Tipo erotomaníaco: Esta alternativa está incorreta. No tipo erotomaníaco, o delírio central é a convicção de que outra pessoa, geralmente de status mais elevado, está apaixonada pelo indivíduo. O enunciado descreve erroneamente o tipo grandioso.
B - Tipo grandioso: Esta descrição está errada. O tipo grandioso envolve a crença de se ter poderes, talentos, ou identidade extraordinários. O enunciado confunde com o tipo persecutório.
C - Tipo ciumento: Esta alternativa é incorreta. O tipo ciumento refere-se à crença delirante de que o parceiro é infiel, não de que a pessoa é amada por outrem, que é característico do tipo erotomaníaco.
D - Tipo persecutório: Este tipo de delírio envolve a crença de que o indivíduo está sendo maldosamente tratado de alguma forma. A descrição apresentada refere-se ao tipo ciumento, que é sobre a infidelidade do parceiro.
Compreender essas distinções nos tipos de transtorno delirante é fundamental para responder corretamente a questões semelhantes em um concurso.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo