Um dos equívocos que pode haver na análise das questões soci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MS Prova: CESPE - 2010 - MS - Assistente Social |
Q64755 Serviço Social
Alguns equívocos podem ocorrer na análise da questão social
quando suas várias e diferenciadas expressões são desvinculadas
de sua gênese comum. Tendo como referência esse assunto,
julgue os itens a seguir.
Um dos equívocos que pode haver na análise das questões sociais é a perda da dimensão coletiva da questão social, atribuindo unilateralmente a responsabilidade aos indivíduos e(ou) às suas famílias pelas dificuldades vivenciadas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - certo.

A questão aborda a análise da questão social, um tema central no campo do serviço social. A questão social refere-se às expressões das desigualdades e injustiças geradas pelo modo de produção capitalista, que afetam principalmente as camadas populares. É fundamental compreender a questão social em sua dimensão coletiva e estrutural, em vez de reduzi-la a problemas individuais ou familiares.

Por que a alternativa é "Certo"?

A alternativa afirma que um dos equívocos na análise da questão social é atribuir unilateralmente a responsabilidade pelas dificuldades aos indivíduos e/ou às suas famílias. Isso está correto, pois, ao fazer isso, ignora-se a dimensão estrutural das questões sociais. Em contextos de análise como esse, é essencial considerar o impacto das estruturas sociais e econômicas, como o desemprego ou a precarização das condições de trabalho, que vão além das capacidades individuais.

Ao não reconhecer essa dimensão, corre-se o risco de culpabilizar as vítimas das desigualdades, negligenciando a responsabilidade do Estado e da sociedade na busca por soluções coletivas.

Fontes relevantes: O pensamento crítico no serviço social destaca a necessidade de enxergar as questões sociais em seu contexto mais amplo. Autores como Marilda Iamamoto e José Paulo Netto discutem exaustivamente esses conceitos em suas obras.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Iamamoto assinala que o processo de naturalização da questão social é acompanhada da transformação de suas manifestações em objeto de programas assistenciais focalizados no “combate à pobreza” e que uma dupla armadilha pode envolver a análise da questão social, corre-se o risco, então, de cair na pulverização e fragmentação das questões sociais, atribuindo unilateralmente aos indivíduos a responsabilidade por suas dificuldades ou aprisionar a análise em um discurso genérico, que redunda em uma visão unívoca e indiferenciada da questão social . IAMAMOTO, M. V. A questão social no capitalismo. Revista Temporalis

questões sociais????

Correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo