De acordo com Taylor, o nível de eficiência do trabalhador é...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q91622 Administração Geral
Acerca de organizações, julgue os itens que se seguem.

De acordo com Taylor, o nível de eficiência do trabalhador é estabelecido com base na capacidade social que esse trabalhador apresenta, e não em sua capacidade de executar o trabalho corretamente no prazo estabelecido.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - errado

A questão aborda os princípios da Administração Científica, formulados por Frederick Winslow Taylor, um dos pioneiros da gestão no início do século XX. Taylor dedicou-se ao estudo dos tempos e movimentos no trabalho, buscando maximizar a eficiência dos trabalhadores e dos processos produtivos. Para ele, a eficiência estava atrelada à capacidade do trabalhador de executar suas tarefas de forma mais rápida e com menor esforço, e não à sua capacidade social.

Taylor acreditava em uma abordagem científica para a gestão do trabalho, na qual cada tarefa deveria ser estudada meticulosamente para determinar a melhor maneira de ser realizada. Este processo envolvia a seleção de trabalhadores com as habilidades apropriadas e o treinamento para executarem suas tarefas da forma mais eficiente possível. Portanto, a eficiência, segundo Taylor, era determinada pela "one best way" - a melhor maneira de realizar um trabalho - e não por características sociais dos trabalhadores.

Dessa forma, a alternativa está errada porque Taylor focava na capacidade do trabalhador em executar o trabalho de forma eficiente, utilizando métodos e técnicas científicas para otimizar o uso de tempo e esforço, e não em aspectos sociais do trabalhador.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Taylor é o ícone da escola científica que tem como expressão-chave os termos "tempos e movimentos" , ou seja, racionalizar movimentos com produção em série controlando ao máximo as atividades operacinais (chão de fábrica). Para Taylor o trabalhador é indolente e limitado, sendo estimulado unicamente pelo salário que é condicionado a produção (Homo economicus). O mapa mental abaixo ajuda a rever as principais escolas da administração. Clique para ampliar.



Augusto, os seus comentários são excelentes!

item errado!


O trabalho de Taylor era preconizado pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerada um subcampo da perspectiva administrativa clássica.

até mais!
Uma  das  desvantagens  da  administração  científica era o fato possuir uma visão reducionista do  homem,  por  meio  da  qual  essa  escola  ignorou o trabalhador como  um ser social,  e considerou-o  como  se  fosse um acessório do maquinário industrial. 

A administração científica ignorava  os  aspectos  sociais  dos trabalhadores.  O  que interessava, na verdade,  era  sua  capacidade  de  executar  o  trabalho de  forma  eficiente, no menor tempo possível.

Errado.
Bons estudos!

Taylor = Administração científica = ênfase nas tarefas = Trabalho + trabalho + trabalho, pouco importa a capacidade social.

Gabarito: Errado.

Parei de ler em "..estabelecido com base na capacidade social...

Taylor em seu 2º momento de construção da teoria fala em "proporcionar um ambiente de íntima e cordial cooperação entre os operários e a gerência" mas o FOCO  é na TAREFA sem sombra de dúvidas e a EFICIÊNCIA é fruto da PADRONIZAÇÃO dos INSTRUMENTOS E MOVIMENTOS.


(se falei besteira me avise no meu perfil, mas sem me esculhambar.)

Treine com exaustão até a perfeição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo