Na escola clássica da Administração, Taylor chegou à conclu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1994052 Administração Geral
Na escola clássica da Administração, Taylor chegou à conclusão de que a administração de empresas precisava ser melhorada e que havia muitas perdas com a ineficiência. Sobre o trabalho de Taylor na Administração, analise as afirmativas a seguir.

I. Taylor considerou que os problemas de falta de eficiência e de baixa produtividade da empresa estavam ligados ao fato de as pessoas não estarem satisfeitas no seu trabalho. Estudando o ambiente industrial, chegou à conclusão de que essa insatisfação era causada pela baixa remuneração recebida pelos funcionários, que a consideravam injusta e não incentivava a produzir mais.
II. Taylor procurou criar um sistema de pagamento que fosse mais justo e que incentivasse o trabalhador a produzir mais, agradando os patrões sem desagradar os demais funcionários, seus companheiros de trabalho. A solução encontrada foi estabelecer uma produção-padrão, de acordo com a qual o funcionário receberia sua remuneração.
III. Para estabelecer a produção-padrão era necessário determinar a melhor maneira de realizar cada tarefa (the one best way); em seguida, determinar quanto tempo um homem plenamente apto gastaria na execução dessa tarefa, estabelecendo, assim, um tempo padrão. Dessa maneira, conhecendo o modo ideal e o tempo-padrão para executar uma tarefa, foi possível determinar a produção padrão. Isso foi conseguido com o estudo de movimentos e tempos.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - I, II e III

A questão aborda o estudo de Frederick Taylor sobre a eficiência e a produtividade nas organizações, dentro da perspectiva da Administração Científica, que é uma parte importante da Abordagem Clássica da Administração. Taylor, considerado o pai da Administração Científica, focou em métodos para aumentar a eficiência dos trabalhadores e da produção industrial. Vamos analisar cada uma das afirmativas para entender por que cada uma delas está correta:

A primeira afirmativa está correta pois Taylor percebeu que parte da falta de eficiência era decorrente da insatisfação dos trabalhadores, que estavam desmotivados devido a remunerações que consideravam injustas. Ele acreditava que a remuneração deveria estar ligada ao desempenho individual, o que incentivaria os trabalhadores a serem mais produtivos.

A segunda afirmativa também está correta e complementa a primeira. Taylor propôs um sistema de pagamento diferenciado, onde a remuneração seria baseada na produção que excedesse um certo padrão estabelecido. Assim, os trabalhadores teriam um incentivo financeiro para aumentar a sua produtividade, pois receberiam mais se produzissem acima da norma estabelecida.

Por fim, a terceira afirmativa está correta porque detalha o método de Taylor para estabelecer a "melhor maneira" de realizar o trabalho, conhecido como "one best way". Através de estudos de tempo e movimento, Taylor determinava a maneira mais eficiente de executar uma tarefa e o tempo padrão necessário para completá-la. Assim, ele podia estabelecer uma produção padrão para cada tarefa, que serviria de base para calcular a remuneração dos trabalhadores.

Esses conceitos são fundamentais para compreender a Administração Científica e a Abordagem Clássica da Administração, que buscam a maximização da eficiência e produtividade nas empresas por meio de métodos científicos aplicados à gestão.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: A

GAB A

CARACTERÍSTICAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA:

  • Pai Frederick Taylor;
  • Surgiu em 1903, nos Estados Unidos;
  • Ênfase nas tarefas dos indivíduos (visão da parte para o todo);
  • É uma abordagem de baixo para cima;
  • O trabalhador era visto como uma máquina;
  • Não considerava o ambiente externo;
  • Organização como um sistema fechado;
  • Buscava alcançar a EFICIÊNCIA;
  • Foi a primeira a tornar a administração uma ciência;
  • A substituição dos métodos empíricos pelos métodos científicos recebeu o nome de ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO (ORT);
  • Salário era de acordo com a capacidade de produção;
  • A produtividade era resultado dos esforços;
  • Análise do trabalho e do estudo de tempos e movimentos;
  • Estudo da fadiga humana;
  • Divisão do trabalho e especialização do operário;
  • Desenho de cargos e de tarefas;
  • Incentivos salariais e prêmios por produção;
  • Conceito de homo economicus;
  • Condições ambientais de trabalho;
  • Padronização.

...........................................................................................................................................

FONTE: MEUS RESUMOS

OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)    

Gab: A

Visão de Homem Máquina

ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA - Taylor

Ênfase: Tarefas e atividades realizadas no nível operacional

Características: Visão analítica de baixo para cima, do operário e das partes para o todo. Foi um movimento marcado pela ênfase no nível de execução, com foco em tarefas e atividades.

ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO (ORT)

Surgiu no apogeu da Administração Científica e visava à substituição dos métodos empíricos e rudimentares por métodos científicos.  estudo dos tempos e movimentos / Estudo da fadiga humana / Divisão do trabalho e especialização / Desenho de cargos e tarefas / Incentivos salarias e prêmios de produção / Condições ambientais de trabalho / Padronização e supervisão funcional.

Conclusão: Uma única maneira certa (the best way). Era baseada em pressupostos materialistas e gerava alienação do trabalhador. Visão de sistema fechado e não há comprovação cientifica 

Para Taylor, os problemas de falta de eficiência e de baixa produtividade da empresa estavam ligados ao fato de as pessoas não estarem satisfeitas no seu trabalho. Estudando o ambiente industrial, chegou à conclusão de que essa insatisfação era causada pela baixa remuneração recebida pelos funcionários, que a consideravam injusta e não incentivava a produzir mais.  IBFC

A partir desse fato, criou um sistema de pagamento que fosse mais justo e que incentivasse o trabalhador a produzir mais, agradando aos patrões sem desagradar aos demais funcionários, seus companheiros de trabalho. A solução encontrada foi estabelecer uma produção-padrão, de acordo com a qual o funcionário receberia sua remuneração: IBFC

Esta atribuição de impor padrões e forçar a cooperação compete exclusivamente à gerência. A direção deve fornecer professores para instruírem o novo trabalhador nos melhores e mais simples movimentos, e os operários lentos devem ser constantemente cronometrados e auxiliados até atingirem a velocidade conveniente. Todos aqueles que, depois do ensino devido, não quiserem ou não puderem trabalhar de acordo com os novos métodos e no ritmo requerido, serão dispensados. A direção deve também reconhecer que não convém submeter os trabalhadores à padronização rígida e a trabalho mais penoso sem pagamento extraordinário (TAYLOR, p. 66).

https://rdu.unicesumar.edu.br/bitstream/123456789/1083/1/HENRIQUE%20LACERDA%20NIEDDERMEYER.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo