“Os acontecimentos são como a espuma da história, bolhas qu...
“Os acontecimentos são como a espuma da história, bolhas que, grandes ou pequenas, irrompem na superfície e, ao estourar, provocam ondas que se propagam a maior ou menor distância”. São de Georges Duby essas observações. De acordo com ele, “acontecimentos sensacionais” — a exemplo da chegada da corte portuguesa à cidade do Rio de Janeiro, em 1808; da criação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em 1815; da oficialização do rompimento entre Brasil e Portugal, em 1822; da outorga da Carta Constitucional do Império, em 1824; e da abdicação de D. Pedro I, em 1831 — podem apresentar valor inestimável para a compreensão das circunstâncias históricas nas quais se evidenciaram.
Cecília Helena de Salles Oliveira. Repercussões da revolução: delineamento do império do Brasil, 1808/1831. In: Keila Grinberg e Ricardo Salles (Orgs.). O Brasil imperial (vol. I - 1808-1831). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 17 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial e considerando aspectos marcantes do processo de independência do Brasil, julgue (C ou E) o item seguinte.
As teses libertárias do Iluminismo, que embalaram a
Revolução Francesa de 1789 e impulsionaram a independência
das treze colônias inglesas na América do Norte, em 1776,
também chegaram ao Brasil, presentes em movimentos
emancipacionistas como as Conjurações Baiana (1798) e
Mineira (1789).
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CERTO
A Inconfidência Mineira teve relação direta com as características da sociedade regional e como o agravamento de seus problemas, nos dois últimos decênios do século XVIII. Isto não significa que seus integrantes não fosem influenciados pelas novas ideias que surgiam na Europa e na Américado Norte. Muitos membros da elite mineira circulavam pel mundo e estudavam na Europa. Em 1787, dentre os dezenove estudantes brasileiros matriculados na Universidade de Coimbra, dez eram de Minas. Coimbra era um centro conservador mais ficava na Europa, o que facilitava o conhecimento das novas ideias e a aproximação com as personalidades da época.
A inspiração dos rebeldes baianos veio principalmente da Revolução Francesa. No curso do processo, foram apreendidas obras filósoficas de autores como Voltaire e Condillac, que vários incofidentes mineiros também conheciam. Ao lado dessas obras, aparecem pequenos textos políticos, de linguagem direta, definidores de posições. Eses textos atravessaram o Atlântico, chegaram às estantes de livros de gente letrada da Colônia e acabaram por inspirar os "pasquins sediciosos" e os panfletos lançados nas ruas de Salvador, em agosto de 1798.
Sabe-se que o ideário Iluminista que tanto influenciou a Revolução Francesa repercutiu entre os inconfidentes mineiros. Muitos deles realizaram seus estudos na Europa, durante o século VXIII, e trouxeram para a Colônia o que diziam homens como Voltaire, Montesquieu entre outros expoentes do pensamento europeu daquele período. Idéias como adesão ao republicanismo, liberdade religiosa, maiores liberdades individuais e apreço à racionalidade faziam parte do repertório dos homens que foram entregues à Coroa Portuguesa pelo traidor Sivério dos Reis.
A Conuração Baiana, ocorrida em 1798 -- portanto quase uma década após a Inconfidência Mineira e à Revolução Francesa, tendo sido ainda mais afetada pelo movimento europeu -- também clamava pelo republicanismo, pelo fim do jugo colonial e ia mais longe: de caráter eminentemente popular, pedia o fim da escravidão, tema também caro entre os iluministas.
Tanto a Conjuração Baiana quanto a Inconfidência Mineira foram movimentos de contestação que ocorreram no final do período colonial. Ambas foram influenciadas pelo iluminismo, na França, pela a independência dos EUA e por causa dos altos impostos cobrados pelo império.
Porém, a grande diferença entre esses movimentos era que o 1° respectivamente era de carácter populista, ou seja, da camada mais pobre da região baiana. E o 2° era de cunho elitista.
Logo, nota-se que a Conjuração Baiana tinha interesses abolicionistas.
Marquei como incorreta devido ao termo "libertárias", se estivesse escrito "teses liberais" faria mais sentido, mas o termo "libertário" tem outro significado hoje em dia, e por isso pode gerar confusão.
A Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates foi um movimento político popular ocorrido em Salvador, Bahia, em 1798.
Tinha como objetivos separar a Bahia de Portugal, abolir a escravatura e atender às reivindicações das camadas pobres da população.
É também conhecida como "Conspiração dos Búzios" ou "Revolta dos Alfaiates", por ter como principais líderes os alfaiates João de Deus e Manuel Faustino dos Santos Lira.
A Conjuração Baiana foi composta, em sua maioria, por escravizados, negros livres, brancos pobres e mestiços, que exerciam as mais diferentes profissões, como sapateiros, pedreiros, soldados, etc.
Influenciada pela Revolução Francesa e pela Revolução Haitiana, a Conjuração Baiana foi fortemente reprimida. Seus membros foram presos e, em 1799, os líderes do movimento foram condenados à morte ou ao degredo.
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