Ferreiro e Teberosky iniciaram, em 1974, uma investigação, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2087669 Pedagogia
Ferreiro e Teberosky iniciaram, em 1974, uma investigação, partindo da concepção de que a aquisição do conhecimento se baseia na atividade do sujeito em interação com o objeto de conhecimento e demonstraram que a criança antes de chegar à escola tem ideias e faz hipóteses sobre o código escrito, descrevendo os estágios linguísticos que percorre até a aquisição da leitura e da escrita. Assim, a partir do advento do que ficou conhecido como psicogênese da língua, podemos compreender as fases ou os estágios pelos quais nossas crianças transitam até se apropriar do código escrito. A imagem seguir representa como é a escrita em um desses estágios: Imagem associada para resolução da questão
Sobre as características observadas, assinale a afirmativa correta
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com o gabarito oficial, a alternativa correta é a letra B

Escrita-alfabética:

Nesta fase a criança vê que não é possível escrever apenas com uma letra para cada sílaba. Como essa é uma transição da ”silábica” para a ”alfabética”, a criança começa a escrever algumas vezes representando a sílaba inteira, e em outras usando uma letra para cada sílaba.

São exemplos de escritas silábico-alfabéticas:

– CAVLU (cavalo)

– JABUTCAA (jabuticaba)

– MNINO (menino)

– CADRA (cadeira)

Pré-silábico: Nesse nível, a criança não estabelece nenhum vinculo da fala com a escrita. Registra símbolos e pseudoletras (falsas letras),misturado com letras, números e desenhos, pois utiliza o que conhece no meio para seus registros(garatujas, bolinhas, traços, zigue-zague e letras do próprio nome.

Silábico-alfabético: Esse é um momento de transição do nível silábico para o alfabético. O período Silábico-alfabético marca a transição entre os esquemas prévios que estão sendo abandonados e os esquemas futuros que estão sendo construídos.

Silábico: Esse nível tem como característica, a tentativa da criança de dar um valor sonoro a cada letra do alfabeto, vínculo que não era estabelecido em níveis anteriores. Pela primeira vez a criança trabalha com hipóteses de que a escrita representa partes sonoras da fala, sentindo-se confiante ao escrever, pois descobre que aquilo que esta escrevendo tem logica. A noção de que cada silaba corresponde a uma letra ,pode aparecer com ou sem valor sonoro, ou seja, pode colocar CA para cama, ou ainda quaisquer outras letras para representar cama.

Alfabética: Organiza suas ideias partindo do pressuposto de que cada fonema é representado por um grafema .Porém no início dessa fase, as regras ortográficas ,espaçamento entre palavras, segmentação de palavras e outras convenções da norma culta vão sendo interiorizadas em um processo paulatino.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo