Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q689408 História

        A ditadura do Estado Novo começou a se esgotar tão logo os rumos da Segunda Guerra Mundial também começaram a mudar. O governo brasileiro tinha a intenção de dirigir o processo de transição, definindo-lhe regras, etapas e processos. Mas esse intento, apesar de apoiado por segmentos expressivos da população, sofreu pressões de variada natureza, especialmente por parte daqueles que desejavam o fim imediato e definitivo do regime autoritário do Estado Novo.


Lucília de Almeida Neves Delgado. Partidos políticos e frentes parlamentares: projetos, desafios e conflitos na democracia. In: Jorge Ferreira e Lucilia de Almeida Neves Delgado (Orgs.). O Brasil republicano (Vol. 3: O tempo da experiência democrática – da democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 133 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) o próximo item, a respeito do período da história brasileira por ele focalizado.

O lançamento do Manifesto dos Mineiros, em plena Segunda Guerra Mundial, constituiu o ponto de partida de um movimento interno oposicionista, de cunho liberal, que expressava descontentamento com uma ordem política autoritária, de contornos fascistas, que tão claramente caracterizava o Estado Novo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A ditadura Vargas – Estado Novo- foi estabelecida pelo golpe de Estado em 1937. Embora durante o governo de Vargas tenha tinha tido ações a favor de massas trabalhadoras, não se pode negar as inclinações de caráter fascista . 

Não é possível ignorar, por exemplo, a Carta del Lavoro, legislação trabalhista da Itália, fascista, que  foi a base da Consolidação das Leis do Trabalho aprovada no governo Vargas. O Estado Novo configurou uma ditadura durante a qual a cidadania era limitada e controlada pelo aparelho de Estado. Não havia representação partidária, eleições ou funcionamento do poder legislativo. Quando o Brasil se alinha ao lado dos EUA e seus aliados na segunda grande guerra, contra as ditaduras nazifascistas e a favor das democracias, instala-se uma contradição entre a estrutura de Estado e prática política interna com a política externa. 

Tal fato foi exposto pela oposição, mesmo que de forma clandestina e amordaçada. Embora não tenha uma importância política vital, o fato de Vargas ter acertado a extradição da mulher de Luis Carlos Prestes, alemã , judia e grávida para a Alemanha não foi boa propaganda para o regime varguista. A criança nasceu  em um campo de concentração e Olga Benário terminou sendo enviada para a Câmara de gás em outro campo. A família de Prestes, auxiliada por Sobral Pinto – advogado , católico e anti-comunista , fez campanha pública para retirar a criança ( Anita Leocádia) do campo e da Alemanha. 

As “brechas" do regime foram aparecendo e sempre aproveitadas pela oposição. As manifestações estudantis de apoio aos Aliados, realizadas durante o ano de 1942, transformaram-se em atos pela democracia e representaram uma primeira transgressão à ordem ditatorial. Em agosto de 1943, representantes de Minas Gerais no Congresso Jurídico Nacional manifestaram-se a favor da redemocratização. Em seguida, membros da elite mineira realizaram sucessivas reuniões no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, decidindo divulgar um manifesto público que explicitasse suas aspirações democráticas. Surgiu assim o Manifesto dos Mineiros. 

O tema apresentado na questão é clássico dentro da historiografia sobre Brasil e, mais especificamente, sobre o Estado Novo. Há muitas publicações bastante interessantes sobre a temática, como aquelas da historiadora Ângela de Castro Gomes. 

Gabarito do Professor: CERTO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO

 

A primeira manifestação ostensiva nesse sentido foi o Manifesto dos Mineiros, datado de 24 de outubro de 1943. Não por acaso a data comemorava a vitória da Revolução de 1930. Com isso, os assinantes do manifesto queriam demonstrar que não pretendiam voltar às práticas políticas existentes na Primeira República, assinalando, ao mesmo tempo, sua percepção de que a revolução de 1930 fora desviada.de seus objetivos democráticos.

 

O manifesto era assinado pro figuras importantes da elite de Minas. Era uma linha liberal, propunha a instalação no Brasil de um verdadeiro regime democrático, "capaz de dar segurança econômica e bem-estar ao povo brasileiro.

Mais que certo. Se alguém ficou em dúvida na parte de "cortornos facistas" porque a questão não citou também o nazismo, lembre-se que essas expressão foi introduzida apenas como exemplo, devido a isso tanto fazia colocar na questão facista, nazista ou os dois juntos.

Manifesto dos Mineiros foi uma carta aberta publicada em 24 de outubro de 1943, no aniversário da vitória da Revolução de 1930, por importantes nomes da intelectualidade liberal (advogados e juristas) do estado de Minas Gerais em defesa da redemocratização e do fim do Estado Novo (regime ditatorial comandado por Getúlio Vargas).

Fonte: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas/ManifestoDosMineiros

TRECHOS: "Manifesto dos Mineiros

Manifesto divulgado em outubro de 1943 por membros da elite liberal de Minas Gerais, defendendo o fim da ditadura do Estado Novo e a redemocratização do país. (...) Com a instauração da ditadura do Estado Novo, os setores liberais, ainda que não tivessem sofrido a violenta perseguição destinada aos setores de esquerda, principalmente aos comunistas, também se viram impossibilitados de agir sobre os destinos políticos da nação. Essa situação só começou a se modificar quando o governo brasileiro optou por apoiar os Aliados na Segunda Guerra Mundial. A contradição entre as posturas externa e interna foi logo apontada pelos setores de oposição, que aproveitaram a oportunidade para romper o longo silêncio a que haviam sido obrigados.

As manifestações estudantis de apoio aos Aliados, realizadas durante o ano de 1942, transformaram-se em atos pela democracia e representaram uma primeira transgressão à ordem ditatorial. Em agosto de 1943, representantes de Minas Gerais no Congresso Jurídico Nacional manifestaram-se a favor da redemocratização. Em seguida, membros da elite mineira realizaram sucessivas reuniões no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, decidindo divulgar um manifesto público que explicitasse suas aspirações democráticas. Surgiu assim o o Manifesto dos Mineiros, a princípio intitulado Manifesto ao Povo Mineiro. (...) Sua importância decorreu do fato de ter sido a primeira manifestação aberta contra a ditadura, assinada por indivíduos pertencentes a famílias de grande tradição social e política em Minas Gerais."

"contornos fascistas": é a tal da falta de objetividade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo