Sobre a Primeira República e a Revolução de 1930, assinale a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1942759 História
Sobre a Primeira República e a Revolução de 1930, assinale a alternativa correta acerca das seguintes assertivas:
I - No Brasil da Primeira República, a satisfação com o domínio das oligarquias era grande e motivou uma série de protestos graves, rebeliões e levantes com o fim de defendê-las.
II - Envolta num clima de heroísmo, a Coluna Prestes tornou público o movimento tenentista e marcou a volta dos militares à cena política. Baleados por tropas do governo, no Rio de Janeiro, apenas dois militares escaparam com vida: os tenentes Siqueira Campos e Eduardo Gomes.
III - Nas eleições de 1930, a vitória nas eleições coube ao candidato do governo, Getúlio Vargas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Primeira República e Revolução de 1930 são temas recorrentes nos currículos de História do Brasil na escola básica. Manuais de História do Brasil para Ensino Médio tratam adequadamente o tema. Vale destacar a publicação de Luiz Koshiba e Denize Pereira e História Concisa do Brasil, de Bóris Fausto, não sendo este livro didático.

Ao ler a entrada da questão é preciso lembrar que a característica fundamental da primeira etapa da vida republicana no Brasil, primordialmente de 1894 a 1930 foi o predomínio político, econômico e social das oligarquias estaduais agrárias, vinculadas à produção para exportação. O produto mais importante da pauta de exportações brasileiras era o café, o que fundamentava o poder das oligarquias cafeicultoras de São Paulo na esfera federal. Nos estados percebia-se o domínio de proprietários locais que detinham autonomia de mando em troca de seu apoio a São Paulo e Minas Gerais no Congresso Federal.

Tal predomínio de SP e MG  na esfera federal e de oligarquias agrárias em geral acabou alimentando uma  oposição que atravessou várias camadas do tecido social e engendraram o movimento de 1930. As afirmativas apresentadas , verdadeiras ou falsas, apresentam análises acerca do período em pauta  A leitura cuidadosa de cada afirmativa é fundamental na medida em que pode haver um dado que leve a afirmativa a ser falsa.


I-                 INCORRETA- A afirmativa I apresenta uma contradição. Se a satisfação com o predomínio oligárquico era “ grande" isso não seria motivo para manifestação de oposição. Ou seja, a oposição nasce com o descontentamento com as decisões de governo e com as politicas públicas que estão sendo efetivadas.

II-                INCORRETA – A afirmativa mistura dois movimentos vinculados ao movimento tenentista da década de 1920: A Coluna Prestes de 1925 e o levante dos Dezoito do Forte de Copacabana, acontecido em 1922. Além disso, a Coluna Prestes, liderada por Luís Carlos Prestes e Juarez Távora, entre outros , não efetivou a volta de militares à cena política. Na verdade os membros da Coluna foram perseguidos resultando na fuga de líderes para a Bolívia. Por outro lado, os tenentes Siqueira Campos e Eduardo Gomes foram sobreviventes do movimento de 1922 , no Forte de Copacabana.

III-              INCORRETA – O vencedor oficial das eleições presidenciais de 1930 foi o paulista Júlio Prestes. Vargas era o candidato da oposição , oficialmente contra o modelo oligárquico –

 

A)     CORRETA

B)     INCORRETA

C)     INCORRETA

D)     INCORRETA

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta letra A.

  1. A Primeira República Brasileira (1889-1930) ficou marcada pela falta de prestígio dos presidentes, a corrupção social e por práticas políticas antirrepúblicanas (corrupção política). Eram comuns o coronelismo, fraudes eleitorais, voto de cabresto e perseguição de opositores políticos e dissidentes. Além disso, as Províncias de Minas Gerais e São Paulo governaram grande parte do período na chamada Política do Café com Leite (São Paulo - grande produtor de café e Minas - grande produtor de leite).
  2. A Coluna Prestes o Coluna Miguel Costa-Prestes (1924-1927) foi um movimento político-militar brasileiro ligado aos questionamentos tenentistas ante aos vícios políticos do governo de Arthur Bernardes, na Primeira República. Seus líderes foram Luís Carlos Prestes e Miguel Costa. Chegou a ser composta de 1,5 mil homens, além de percorrer 25 mil quilômetros, através de treze estados do Brasil (do Rio Grande do Sul até o Maranhão e terminando com o Exílio na Bolívia). É considerada até hoje a maior marcha militar da História Mundial.
  3. As eleições de 1930 foram vencidas por Júlio Prestes (1882-1946), por meios fraudulentos, o que levou grande parte das províncias, insatisfeitas com o resultado a apoiarem a Revolução de 1930, encabeçada por Getúlio Dorneles Vargas.

Fontes:

LESSA, Renato. A Invenção Republicana, Topbooks, 1999

https://atlas.fgv.br/verbetes/coluna-prestes

http://www.historialivre.com/revistahistoriador/tres/rafaelp.pdf

https://www.camara.leg.br/noticias/422892-camara-aprova-inclusao-de-julio-prestes-entre-os-presidentes-da-republica/

Uma possível insatisfação inicial se deve muito ao fato que a Era Vargas deu o fim da política do Café com Leite.

Foi a última eleição da república velha (1889-1930).JÚLIO PRESTES , candidato da situação política, foi eleito, mas não chegou a tomar posse por causa da .

SATISFAÇÃO? INSATISFAÇÃO

Quem ganhou a eleição de 1930, foi Júlio Prestes.

GAB-A

Nenhuma assertiva está correta.

RUMO A NASA!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo