Parte dos arqueólogos afirmam que o homem começou a usar o f...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2635114 História

Parte dos arqueólogos afirmam que o homem começou a usar o fogo sistematicamente há cerca de 500 mil anos. A arte e a prática de dominar o fogo era um atributo a distinguir os humanos dos outros animais. As fogueiras eram fonte de calor nas noites frias e, com isso, animavam grupos humanos a penetrar nas regiões temperadas e menos áridas; demais, eram usadas para aquecer cavernas e tendas, afugentar animais, cozinhar os alimentos, melhorando-lhes o sabor e a conservação, e, mais tarde, para fundir metais. Em o filme “a guerra do fogo”, de 1981 (dirigido por Jean-Jacques Annaud), é possível, de maneira poética, pensar como foi a descoberta do fogo pelos primitivos.


Sobre esse período da história da humanidade, assinale com V (VERDADEIRO) ou com F (FALSO) as seguintes afirmações.


I. No período paleolítico o homem desenvolveu a linguagem oral, dando assim mais um passo na escala da sua evolução. Nesse mesmo período os homens puderam desenvolver e expressar seus sentimentos.

II. Foi no período paleolítico que os homens pré-históricos aperfeiçoaram suas ferramentas: primeiro criou a lança; mais tarde, o arco e flecha. Essa arma era empregada nas caçadas, assegurando aos caçadores melhores resultados na medida em que o arco percorria uma distância maior do que uma lança atirada com as mãos.

III. As inscrições rupestres são características marcante do período Neolítico, ou Revolução Neolítica (expressão utilizada devido as manifestações artísticas realizadas nas paredes das cavernas). Suas coleções e representações encontram-se preservada no Parque Nacional Artístico Rupestre, UNESCO.

IV. O período Neolítico, que corresponde aproximadamente 10 mil a 6 mil anos atrás, é também conhecida como período da pedra politica. E sobre esse período, é certo afirmar que esses povos passaram a estabelecer moradias fixas às margens dos rios e lagos, desenvolvendo assim a prática da pesca e da agricultura.

V. No período Paleolítico, antagônico ao período Neolítico, é evidente, segundo alguns antropólogos, a existência do Homo habilis e Homo erectus, que levavam uma vida nômade e alimentavam-se de grãos, frutos, raízes e pequenos animais, e, ainda assim, não possuíam vínculos familiares mais fortes.


Dessa forma, analisando as afirmativas supracitadas, podemos concluir que são VERDADEIRAS:

Alternativas