Paciente jovem, sem comorbidades, com uso prolongado de con...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2041211 Medicina
Paciente jovem, sem comorbidades, com uso prolongado de contraceptivo oral, em exame ultrassonográfico de rotina para investigação de dispepsia encontrou nódulo de aproximadamente 7,0cm no segmento VI do fígado.
Foi então submetida à tomografia computadorizada contrastada multifásica do abdome que identificou lesão única, bem delimitada, com aspecto sugestivo de ser encapsulada e com foco hemorrágico intralesional, além de realce homogêneo na fase arterial e isoatenuante ao parênquima hepático na fase portal. Diante desse achado, assinale a opção que indica o diagnóstico e a conduta adequados, respectivamente. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O diagnóstico mais provável neste caso é de um adenoma hepático, devido às características observadas na tomografia computadorizada contrastada multifásica. A conduta adequada é a ressecção do nódulo, uma vez que adenomas hepáticos apresentam risco de hemorragia e malignização. A suspensão do contraceptivo oral também é uma importante medida a ser tomada para evitar a progressão ou recorrência do adenoma hepático. É importante enfatizar que o acompanhamento médico é fundamental nesses casos para uma conduta adequada e um tratamento eficaz.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo