É correto afirmar que o pai de Calvin

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1748938 Português

Leia a tira para responder à questão.



(‘CALVIN E HAROLDO’, Bill Watterson. Acervo O Estado de S.Paulo 05.07.2017. https://cultura.estadao.com.br/galerias/geral,20-tiras-de-calvin-e-haroldo-para-refletir-sobre-a-vida-e-sobre-o-mundo,28507. Acesso: 31.08.2019)

É correto afirmar que o pai de Calvin
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Assertiva D

manifesta complacência no primeiro quadrinho, apesar de, no último, refutar a teoria do filho, ao estabelecer comunicação com gírias.

GABARITO LETRA D:

"manifesta complacência no primeiro quadrinho, apesar de, no último, refutar a teoria do filho, ao estabelecer comunicação com gírias."

DISCORDO do gabarito, pois, não identifiquei tal "refutação" (afirmar o contrário de; desmentir, negar.) muito pelo contrario o pai confirma a atitude do filho no ultimo quadrinho, entrando na onda do filho.

Está muito mais a par a assertiva E "é benevolente com o filho e, em sua fala, no último quadrinho, confirma sua teoria, já que não consegue responder ao filho."

Alguém pensa diferente? manda msg. Grato.

Fundamento. Explico.

Questão passível de anulação. GABARITO é a letra e).

De início, observe o comando do enunciado: Leia a tira para responder à questão. Agora vamos às respostas:

(d) manifesta complacência no primeiro quadrinho, apesar de, no último, refutar a teoria do filho, ao estabelecer comunicação com gírias.

Não há como extrair que o pai expressa gentileza no primeiro quadrinho, dado que o enunciado pede para ler somente a tira. Depois, novamente, não há como afirmar que o pai refuta a teoria do filho, por ter respondido com gírias. Essa resposta pode levar a duas interpretações: aprovação ou desaprovação. Portanto, o enunciado é ambíguo.

(e) é benevolente com o filho e, em sua fala, no último quadrinho, confirma sua teoria, já que não consegue responder ao filho.

Apesar de não concordarmos com a primeira parte do enunciado, a segunda parte confirma a teoria do garoto, já que o pai tenta (de alguma forma) ser descolado como o filho. Para isso, lançou algumas gírias a fim de impressioná-lo.

Conclusão:

Já vimos questões da mesma banca semelhantes a essa que analisamos. Infelizmente, ambiguidade é uma coisa que deve ser descartada na hora de redigir algo, pois pode confundir os candidatos. Diante disso, o gabarito deve ser alterado para a letra e).

O pai "entrou na onda" do filho, a correta seria a acertiva E. Calvin fala de "Código excludente" e de duas "Gerações sendo divididas pelo mesmo idioma", isso é ratificado pela alternativa E, onde cada um usa uma palavra que atende a um significado diferente em cada época, (as inventadas pelo filho simbolizam palavras novas, gírias novas), as do pai são gírias mais antigas.... Palavras com significados variados, a ideia do código excludente e a incomunicabilidade, proposta pelo filho no 2° quadrinho, são elementos presentes no último quadrinho... Como não ser a alternativa E???? Perdoem, não dá pra formatar o texto pelo celular :^)
Significado de benevolente: cuja disposição é favorável; propenso.. disposto a absolver; complacente, indulgente... Agora vejam: a expressão do pai, no primeiro quadrinho, é receptiva às ideias do filho ou expressa inconformismo???? A banca que me responda

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo