A frase – Não me lembro de ter sido assustado por uma model...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1007870 Português

Modelos

            Não existe gente que tem medo de palhaço? Pois eu tenho medo de modelos. Sou provavelmente o único homem no mundo que, se um dia ficasse frente a frente com a Gisele Bündchen, sairia correndo. Não sei qual é a origem desta fobia. Não me lembro de ter sido assustado por uma modelo, quando criança. Nenhuma modelo me fez mal, ainda. Mas elas simplesmente me apavoram. É aquele ar que elas têm.

            Pouca gente sabe que, antes de entrar na passarela, as modelos chupam um limão para desfilar com a correta expressão de desprezo, beirando o nojo pelos seus inferiores, começando por mim. Nunca sorriem. Alimentam-se de pequenos passarinhos, pois não têm um sistema gastrointestinal como o nosso. Só mudam de dieta na lua cheia, quando comem um homem inteiro. Aquela maneira de caminhar cruzando as pernas que só modelos têm é uma amostra do que são capazes.

(Luis Fernando Verissimo, O Estado de S. Paulo. Adaptado)

A frase – Não me lembro de ter sido assustado por uma modelo ... –, escrita na voz ativa, apresenta-se da seguinte maneira:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão requer conhecimento sobre morfologia, mais especificamente, sobre vozes verbais e transposição. Em primeiro lugar, devemos identificar os elementos que compõem a oração na voz passiva. 

A voz passiva analítica é formada a partir do sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio do verbo principal + agente da passiva. 

Sujeito paciente: (Eu) 
Verbo auxiliar: ter sido
Verbo principal: assustado
Preposição: por
Agente da passiva: uma modelo

Para fazer a transposição da voz verbal, é importante observar o tempo e o modo verbais da oração. Além disso, o agente da voz passiva (uma modelo) passa a ser o sujeito na voz ativa. O sujeito da voz passiva (eu oculto) passa a ser o objeto direto na voz ativa, representado pelo pronome me.

Não me lembro de uma modelo (sujeito) me ter assustado.  / Não me lembro de uma modelo ter me assustado. 

Embora a tendência mais acentuada seja de ênclise, isto é, a colocação do pronome após o verbo, a próclise (colocação antes do verbo) também é lícita com os verbos no infinitivo. A ênclise só é exigida quando o pronome for expresso pela forma o ou a com infinitivo regido pela preposição a, o que não é o caso do verbo em questão na oração. 

A alternativa que corresponde a essa resposta é a letra D.

Gabarito da Professora: Letra D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA D

→ Não me lembro de ter sido assustado por uma modelo → temos uma voz passiva analítica (verbo ser/estar + particípio -ado), "por uma modelo" é o agente da voz passiva, que passará a ser o sujeito na voz ativa:

→ Não me lembro de UMA MODELO me ter assustado → voz ativa, tendo uma locução verbal.

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

Rolou uma cacofonia aí rsrs

Só não entendi esse "me" antes do verbo no infinitivo.

Boas explicações, mas peçamos comentário...esse "me" está deixando dúvidas(pelo menos em mim).

Um macete:

1) a conversão da frase na voz passiva que possui dois verbos, resulta em frase na voz ativa com UM verbo.

2) a conversão da frase na voz passiva que possui 3 verbos(o caso da questão), resulta em frase na voz ativa com DOIS VERBOS.

Ora, considerando o tópico 2) acima, apenas as alternativas A (...uma modelo tendo me assustado) e D (... uma modelo me tendo assustado) possuem DOIS VERBOS na voz ativa.

Na eliminação, considerei a alternativa D (... uma modelo me ter assustado) como correta pois o "não" no começo da frase é atrativo para o pronome.

Caso alguém veja de modo diverso, favor enviar a dica no privado.

Abraço!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo