A frase – Não me lembro de ter sido assustado por uma model...
Modelos
Não existe gente que tem medo de palhaço? Pois eu tenho medo de modelos. Sou provavelmente o único homem no mundo que, se um dia ficasse frente a frente com a Gisele Bündchen, sairia correndo. Não sei qual é a origem desta fobia. Não me lembro de ter sido assustado por uma modelo, quando criança. Nenhuma modelo me fez mal, ainda. Mas elas simplesmente me apavoram. É aquele ar que elas têm.
Pouca gente sabe que, antes de entrar na passarela, as modelos chupam um limão para desfilar com a correta expressão de desprezo, beirando o nojo pelos seus inferiores, começando por mim. Nunca sorriem. Alimentam-se de pequenos passarinhos, pois não têm um sistema gastrointestinal como o nosso. Só mudam de dieta na lua cheia, quando comem um homem inteiro. Aquela maneira de caminhar cruzando as pernas que só modelos têm é uma amostra do que são capazes.
(Luis Fernando Verissimo, O Estado de S. Paulo. Adaptado)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (31)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A voz passiva analítica é formada a partir do sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio do verbo principal + agente da passiva.
Sujeito paciente: (Eu)
Verbo auxiliar: ter sido
Verbo principal: assustado
Preposição: por
Agente da passiva: uma modelo
Para fazer a transposição da voz verbal, é importante observar o tempo e o modo verbais da oração. Além disso, o agente da voz passiva (uma modelo) passa a ser o sujeito na voz ativa. O sujeito da voz passiva (eu oculto) passa a ser o objeto direto na voz ativa, representado pelo pronome me.
Não me lembro de uma modelo (sujeito) me ter assustado. / Não me lembro de uma modelo ter me assustado.
Embora a tendência mais acentuada seja de ênclise, isto é, a colocação do pronome após o verbo, a próclise (colocação antes do verbo) também é lícita com os verbos no infinitivo. A ênclise só é exigida quando o pronome for expresso pela forma o ou a com infinitivo regido pela preposição a, o que não é o caso do verbo em questão na oração.
A alternativa que corresponde a essa resposta é a letra D.
Gabarito da Professora: Letra D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA D
→ Não me lembro de ter sido assustado por uma modelo → temos uma voz passiva analítica (verbo ser/estar + particípio -ado), "por uma modelo" é o agente da voz passiva, que passará a ser o sujeito na voz ativa:
→ Não me lembro de UMA MODELO me ter assustado → voz ativa, tendo uma locução verbal.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻
Rolou uma cacofonia aí rsrs
Só não entendi esse "me" antes do verbo no infinitivo.
Boas explicações, mas peçamos comentário...esse "me" está deixando dúvidas(pelo menos em mim).
Um macete:
1) a conversão da frase na voz passiva que possui dois verbos, resulta em frase na voz ativa com UM verbo.
2) a conversão da frase na voz passiva que possui 3 verbos(o caso da questão), resulta em frase na voz ativa com DOIS VERBOS.
Ora, considerando o tópico 2) acima, apenas as alternativas A (...uma modelo tendo me assustado) e D (... uma modelo me tendo assustado) possuem DOIS VERBOS na voz ativa.
Na eliminação, considerei a alternativa D (... uma modelo me ter assustado) como correta pois o "não" no começo da frase é atrativo para o pronome.
Caso alguém veja de modo diverso, favor enviar a dica no privado.
Abraço!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo