Processo de degradação do solo, comum em locais onde predom...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A laterização ocorre especialmente em conseqüência da queimada ou derrubada das florestas e é intensificada pelo intemperismo químico. Solos sujeitos à laterização são altamente lixiviados, tornando-se ácidos e com reduzido percentual de matéria orgânica.
A laterização está associada a lavagem exaustiva ocasionada pelo aprofundamento da lixiviação. Este processo deforma o solo, causando a formação de crosta na superfície da terra.
A princípio, os solos laterizados costumam ser muitos ácidos, o que dificulta a manutenção na matéria orgânica existente e o crescimento da planta, visto que há pouca permeabilização, o que impede a penetração de água e nutrientes no solo.
Na prática, essa degradação é mais comum em áreas úmidas e quentes de climas tropicais e pode ser intensificado por queimadas e desmatamentos, até porque é a vegetação que ajuda a proteger os solos do elevado desgaste promovido pela água das chuvas.
Contudo, apesar de ser importante para a formação dos latossolos, a laterização pode ser considerada um problema de degradação ambiental, uma vez que dificulta a penetração de raízes e diminui a fertilidade.
Gabarito: Letra B.
Laterização e plintização: mobilização de Fe e sua concentração na forma de concreções localizadas (plintita e petroplintita) ou extensas (laterita). Leva à formação de Plintossolos.
Laterização é diferente de Latolização
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo