Com relação à epidemiologia aplicada à saúde do trabalhador,...
I Tem-se observado o crescimento da incidência de algumas doenças, como tuberculose e hepatite B, e a infecção pelo vírus da imunodeficiência adquirida (HIV) em trabalhadores da saúde. Quando se faz o diagnóstico da doença e o estabelecimento do nexo com o trabalho, o trabalhador deverá ser afastado permanentemente de suas atividades e receber uma indenização da empresa.
II Doenças como dengue e febre amarela não são consideradas relacionadas ao trabalho devido às dificuldades de comprovar as associações entre elas e o trabalho do indivíduo doente.
III Os procedimentos de vigilância em saúde do trabalhador envolvem aspectos de vigilância epidemiológica de agravos e vigilância sanitária de ambientes e condições de trabalho, em que são utilizados conhecimentos clínicos, de epidemiologia, higiene ocupacional, ergonomia, toxicologia, entre outras disciplinas. Esses procedimentos visam à prevenção das doenças infecciosas e parasitárias relacionadas ao trabalho.
IV Tratadores de animais, pecuaristas, trabalhadores em matadouros, curtumes, moagem de ossos, tosa de ovinos, manipuladores de lã crua, veterinários e seus auxiliares estão expostos ao carbúnculo, uma zoonose causada pela Brucella melitensis, considerada uma doença profissional comum nesses meios.
V Tem sido demonstrado, clínica e epidemiologicamente, que a exposição à sílica pode favorecer a reativação da infecção tuberculosa latente. Assim, em trabalhadores expostos a poeiras de sílica e(ou) portadores de silicose, a tuberculose e a silicotuberculose deverão ser consideradas como doenças relacionadas ao trabalho.
Estão certos apenas os itens
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra D, que considera corretos os itens III e V.
Item I: É incorreto afirmar que o diagnóstico de doenças como tuberculose, hepatite B e HIV em trabalhadores da saúde implica necessariamente em afastamento permanente e indenização. A decisão sobre afastamento e indenização é complexa, considerando múltiplos fatores, incluindo a situação clínica do trabalhador, as políticas da empresa e a legislação trabalhista relevante.
Item II: A afirmação de que doenças como dengue e febre amarela não são consideradas relacionadas ao trabalho por dificuldades em estabelecer associações é incorreta. Determinar a relação entre certas doenças infecciosas e o trabalho depende do contexto e da exposição. Em algumas situações, pode-se estabelecer um nexo causal.
Item III: Está correto. A vigilância em saúde do trabalhador aborda a vigilância epidemiológica e sanitária, usando conhecimentos de diversas disciplinas para prevenir doenças relacionadas ao trabalho. Este item ressalta a abrangência e a interdisciplinaridade necessárias para a proteção da saúde do trabalhador.
Item IV: Este item contém um erro factual. O carbúnculo, também conhecido como antraz, é causado pelo Bacillus anthracis, e não pela Brucella melitensis. Isso faz com que a afirmação esteja incorreta.
Item V: Está correto. Há evidências clínicas e epidemiológicas de que a exposição à sílica pode reativar a infecção tuberculosa latente. Portanto, a tuberculose e a silicotuberculose são consideradas doenças relacionadas ao trabalho em indivíduos expostos à sílica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo