Leia os seguintes trechos: • As primeiras mortes por saram...
Leia o texto para responder à questão.
Sarampo Mata
As primeiras mortes por sarampo no estado de São Paulo em 22 anos, confirmadas nesta semana, servem como um alerta lúgubre dos perigos dessa doença que voltou a se alastrar no Brasil, a partir de 2018.
Na quarta-feira (28), soube-se do caso de um homem de 42 anos, que não possuía registro de vacinação e apresentava vulnerabilidade para infecções. Nesta sexta, anunciaram-se os óbitos de dois bebês, na capital e em Barueri, em decorrência da enfermidade.
Considerado altamente infeccioso, dado que um indivíduo com a doença pode contaminar até 18 pessoas, o sarampo provoca manchas vermelhas na cabeça e no corpo, tosse, dor de cabeça, coriza e conjuntivite.
De 5% a 10% dos casos evoluem para quadros mais graves, como pneumonia e complicações neurológicas.
Neste ano, a unidade mais rica da Federação contou 2457 casos da moléstia, dos quais 1637 na capital, e responde pela quase totalidade das infecções confirmadas no país. Outros 12 estados, no entanto, registram surto ativo da doença.
Esse número tende a crescer, já que é alto o volume de ocorrências ainda sob investigação. O último boletim do Ministério da Saúde apontava 10855 casos suspeitos — e estes são corroborados em cerca de 25% das vezes.
O ressurgimento do sarampo ocorre após o Brasil ter dado a doença como eliminada em 2016. A causa mais provável é que portadores vindos de fora tenham trazido o vírus ao país. Em 2018, refugiados venezuelanos que buscavam abrigo em estados do Norte e, neste ano, pessoas provenientes de Israel e da Europa, suspeita-se.
A moléstia, porém, só se disseminou por aqui porque encontrou terreno propício. Como regra, epidemiologistas preconizam que 95% do público-alvo deva ser imunizado para bloquear a transmissão de sarampo. Desde 2016, no entanto, o Brasil não alcança essa marca. Em 2018, a taxa foi de 90,5%.
Embora não exista um diagnóstico preciso para essa queda, as razões aventadas para tanto incluem desde a dificuldade dos pais em levar os filhos aos postos em horário comercial até a influência de fake news sobre os riscos da vacinação, passando pela falsa sensação de segurança advinda do sucesso na eliminação da doença.
A preocupação, no entanto, vai além do sarampo. Atualmente, 7 das 8 vacinas recomendadas para bebês apresentam cobertura abaixo da meta. Urge, pois, que os governos de todos os níveis ajam para reverter esse quadro, por exemplo, intensificando campanhas educativas e realizando mutirões.
(Folha de S.Paulo: 31.08.2019. Adaptado)
• As primeiras mortes por sarampo no estado de São Paulo […] servem como um alerta lúgubre dos perigos dessa doença … (1º parágrafo) • O último boletim do Ministério da Saúde apontava 10855 casos suspeitos — e estes são corroborados em cerca de 25% das vezes. (6º parágrafo) • … as razões aventadas para tanto incluem desde a dificuldade dos pais em levar os filhos aos postos em horário comercial… (9º parágrafo)
Levando o contexto em consideração, assinale a alternativa que apresenta sinônimos adequados para os termos em destaque, respectivamente.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Assertiva A
um sinal funesto; ratificados; as causas relatadas.
• As primeiras mortes por sarampo no estado de São Paulo […] servem como um alerta lúgubre dos perigos dessa doença …
(1º parágrafo) • O último boletim do Ministério da Saúde apontava 10855 casos suspeitos — e estes são corroborados em cerca de 25% das vezes. (6º parágrafo)
• … as razões aventadas para tanto incluem desde a dificuldade dos pais em levar os filhos aos postos em horário comercial… (9º parágrafo)
FUNESTO
Semelhantes: sinistro, astroso, atro, esquerdo, fatídico, feral, fúnebre, funéreo, lôbrego, lúgubre, nefasto, sestro, sombrio, soturno, tenebroso.
Opostas: favorável, propício.
GAB. A
um sinal funesto; ratificados; as causas relatadas.
Leia os seguintes trechos:
• As primeiras mortes por sarampo no estado de São Paulo […] servem como um alerta lúgubre (Adj., relativo a luto a morte; fúnebre) dos perigos dessa doença … (1º parágrafo) • O último boletim do Ministério da Saúde apontava 10855 casos suspeitos — e estes são corroborados (VTD, Vpr - Confirmar ou ratificar algo de forma consistente; solidar) em cerca de 25% das vezes. (6º parágrafo) • … as razões aventadas (VTD., Vpr., VI., agitado, afetado, danificado. Que foi insinuado, dados a entender, sugerido.) para tanto incluem desde a dificuldade dos pais em levar os filhos aos postos em horário comercial… (9º parágrafo)
Levando o contexto em consideração, assinale a alternativa que apresenta sinônimos adequados para os termos em destaque, respectivamente.
A)um sinal funesto;(Adj., que causa morte, fatal, letal, mortal) ratificados;(VTD, VTDI - Comprovar a veracidade de pacto. Reafirmar o que foi dito. Fazer a ratificação de. Tornar autêntica a aprovação de. Diferente de RETIFICAR! Retificar: VTD, Vpr. - Corrigir, desempenar, endireitar, tornar reto. Ex. como pronominal - "antes de tudo, retifica-te") as causas relatadas.
B)um aviso importante; alcançados; os motivos levantados.
C)uma triste advertência; debilitados; as desculpas apresentadas.
D)um alarme macabro; contraditados; os pretextos ventilados.
E)um ultimato; confirmados; as motivações negadas.
Lembrete: "ratificado" foi flexionado do verbo, vem do verbo ratificar. Mesmo vale para "aventadas vem do verbo aventar", "corroborados vem do verbo corroborar". Só quis puxar a regência dos verbos para complementar o comentário.
Gab. A
"As primeiras -MORTES- por sarampo" = Sinal Fúnebre, Funesto.
"...10855 casos suspeitos...CORROBORADOS em cerca de 25% das vezes" = CONFIRMADOS, RATIFICADOS, REITERADOS.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo