A assistência pré-natal oportuna, com a identificação e a in...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088009 Enfermagem
A assistência pré-natal oportuna, com a identificação e a intervenção precoce das situações de risco, bem como de uma referência hospitalar acessível e acolhedora, além da qualificação da assistência ao parto, são determinantes dos indicadores de saúde relacionados à mãe e ao bebê que têm o potencial de reduzir as principais causas de mortalidade materna e neonatal. (Nota Técnica nº 13/2022-SAPS/MS.)
Assim que a mulher descobre que está grávida, o Ministério da Saúde preconiza, no mínimo, quantas consultas de pré-natal?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Seis.

Vamos entender por que essa é a resposta correta e analisar as outras alternativas.

A questão aborda a importância da assistência pré-natal para a saúde materna e neonatal. O pré-natal é fundamental para identificar e intervir precocemente em situações de risco, garantindo uma gravidez saudável e segura. O Ministério da Saúde do Brasil, seguindo diretrizes nacionais, estabelece o número mínimo de consultas de pré-natal para um acompanhamento adequado.

De acordo com o Ministério da Saúde, a mulher deve realizar, no mínimo, seis consultas de pré-natal durante a gravidez. Esse número é recomendado para garantir o acompanhamento contínuo, a detecção precoce de complicações e a promoção da saúde da mãe e do bebê.

Vamos analisar as alternativas:

A - Três: Este número é insuficiente para um acompanhamento adequado durante a gestação, pois não permite um monitoramento contínuo e eficaz das condições de saúde da mãe e do bebê.

B - Cinco: Embora esteja próximo do número recomendado, ainda é considerado insuficiente para o monitoramento ideal, onde seis consultas são necessárias para garantir um acompanhamento mais completo.

C - Seis: Esta é a alternativa correta. Seis consultas são o número mínimo de visitas recomendadas pelo Ministério da Saúde para garantir um acompanhamento pré-natal eficaz.

D - Oito: Embora um número maior de consultas possa ser benéfico, a recomendação mínima estabelecida é de seis. Oito consultas podem ser necessárias em casos específicos, mas não é o mínimo exigido.

E - Nove: Similar à alternativa D, nove consultas podem ser benéficas em casos de alto risco ou complicações, mas não representam o mínimo exigido para um pré-natal de rotina.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"No Brasil, a partir desse momento, o Ministério da Saúde recomenda que sejam realizadas no mínimo seis consultas (uma no primeiro trimestre da gravidez, duas no segundo e três no terceiro), Sendo ideal é que a primeira consulta aconteça no primeiro trimestre e que, até a 34ª semana, sejam realizadas consultas mensais."

Gabarito C

Gabarito: C

É disponibilizado 6 consultas para mulheres com gestação de baixo risco, sendo que a primeira deve ser imediatamente após a confirmação da gravidez, preferencialmente até a 12ª semana.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo