No século passado, o fascismo e o comunismo foram correntes ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q689425 História

No século passado, o fascismo e o comunismo foram correntes ideológicas presentes na política de muitos países. A respeito dessas correntes, julgue (C ou E) o item subsequente.

O VI Congresso do Comintern, a Terceira Internacional, de 1928, classificou os social-democratas como principais aliados do proletariado na luta contra o imperialismo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Terceira Internacional, que funcionou de 1919 a 1943, foi uma organização internacional fundada por Lenin e pelo PCUS (bolchevique), em março de 1919, para reunir os partidos comunistas de diferentes países. O objetivo fundamental era a luta pela eliminação do capitalismo, levando ao estabelecimento da ditadura do proletariado e da República Internacional dos Sovietes. Nela haveria a completa abolição das classes e a realização do socialismo, como uma transição para a sociedade comunista, na qual haveria a abolição do Estado .

Para atingir tais propostas todos os meios disponíveis, inclusive armados, deveriam ser utilizados. A Internacional Comunista realizou sete Congressos Mundiais. O VI Congresso Mundial aconteceu entre julho e setembro de 1928 em Moscou. No novo contexto do começo de uma grave crise econômica é aprovado o slogan ultraesquerdista de "classe contra classe" que oficializa o começo do chamado "Terceiro Período", no qual se propõe a oposição irreconciliável entre comunistas e social-democratas.

A afirmativa proposta na questão está , por conseguinte, incorreta. É uma questão que exige conhecimento bastante específico pois vai além de apenas saber o que é a Terceira Internacional. Há que ter clareza das nuances de suas propostas em cada um dos congressos organizados entre 1919 e 1935, quando foi realizado o sétimo e último congresso. E necessário estudo acerca da história do construção do Partido Comunista na Rússia e da Terceira Internacional. 

Vale atenção à bibliografia fornecida pelo concurso, além da obra de Antonio Gramsci- Socialismo e Fascismo - , que tem publicação em português, já que grande parte da bibliografia específica é em língua estrangeira sendo a maior parte em alemão. Existem textos em formato digital que oferecem noções básicas sobre o tema. 

Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

VI Congresso Mundial da Internacional Comunista teve lugar entre julho e setembro de 1928em Moscou. No novo contexto do começo da grave crise económica se aprova o slogan ultraesquerdista de "classe contra classe" que oficializa o começo do chamado "Terceiro Período", propondo-se a oposição irreconciliável entre comunistas e social-democratas. Aprova-se também o novo Programa da Internacional Comunista.

Somente em 33, com a ascensao de Hitler, o comintern afirma aproximacao aos governos sociais democratas

O socialfascismo foi uma teoria apoiada pela Internacional Comunista (Comintern) durante a década de 1930, que interpreta a social-democracia como uma variante do fascismo, porque, além de compartilhar o modelo econômico corporativista, estaria dificultando a transição completa, e final, ao comunismo. Na época, os dirigentes do Comintern, como Josef Stalin e Rajani Palme Dutt, defendiam que a sociedade capitalista tinha entrado no "Terceiro Período," no qual uma revolução da classe trabalhadora era iminente, mas podia ser prevenida por social-democratas e outras forças "fascistas." O termo "socialfascista," foi usado, pejorativamente, para descrever partidos social-democratas, partidos socialistas progressistas e dissidentes dentro da Internacional durante todo o período entreguerras.

Rotula o afastamento, em relação à doutrina comunista, dos partidos de esquerda mais moderados e que coincide com o congresso a instar a uma doutrina mais extremada, sendo a social-democracia culpada pela ascensão do nazismo na Alemanha e do fascismo em Itália naquele contexto histórico.[1]

"Contrariando a visão de Stalin, o Comintern agora apresentava os partidos social-democratas como “os principais inimigos” da classe trabalhadora, contra quem o principal golpe deveria ser dirigido."

ERRADO

Fonte: Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Internacional_Comunista#do_V_ao_VII_Congresso_Mundial

"O VI Congresso Mundial da Internacional Comunista teve lugar entre julho e setembro de 1928 em Moscou. No novo contexto do começo da grave crise económica se aprova o slogan ultraesquerdista de "classe contra classe" que oficializa o começo do chamado "Terceiro Período", propondo-se a oposição irreconciliável entre comunistas e social-democratas. Aprova-se também o novo Programa da Internacional Comunista".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo