Tendo em vista que, na primeira metade do século XX, houve i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q689428 História

Tendo em vista que, na primeira metade do século XX, houve importantes inovações nos padrões culturais e estéticos, julgue (C ou E) o seguinte item.

Na década de 40, o movimento denominado jdanovismo estabeleceu como diretriz para a organização intelectual e artística, na URSS e entre seus simpatizantes no mundo, a adoção dos princípios do Modernismo, por estarem em harmonia com o desenvolvimento industrial do país.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Andrei Aleksandrovitch Jdanov , correligionário de Stalin, entrou para a facção Bolchevique do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) em 1915. Chegou a dirigente do PCUS (Partido Comunista) em Leningrado após o assassinato de Serguei Kírov, em 1934. Foi defensor convicto do que se entende por “ realismo socialista" , estilo artístico oficial da União Soviética entre 1930 e mais ou menos 1960 e, depois, reavivada no período de governo de Leonid Brejnev. Aliás, a abertura das Olimpíadas de 1980 insere-se dentro desta proposta de estética: praticidade, objetividade e simplicidade. 

O realismo socialista defendido por Jdanov era um projeto de construção cultural do mundo socialista, além de uma forma de controle estatal sobre a produção de todas as formas de expressão cultural. Foi também adotado e aplicado em outros países sob regimes de inspiração stalinista (comunista ortodoxa), como a República Popular da China, a Coreia do Norte, o Vietnã, o Laos, o Camboja, a Alemanha Oriental e diversos países do Leste Europeu. No entender de artistas como Pablo Picasso, o realismo socialista foi uma orientação doutrinária e artificial da liberdade de criação, que associava a representação baseada no real mas de uma sociedade idealizada e igualitária, que não existia nem mesmo na Rússia socialista. Além disso levou a um cerceamento da expressão criativa de artistas, sendo que muitos sofrerem repressão e perseguição.

“Jdanovismo" é a crença e a defesa deste realismo que, na verdade, é contra expressões Modernistas de arte e cultura, consideradas “ burguesas". Assim sendo, não é difícil perceber que a afirmativa não está correta. A bibliografia fornecida pelo Instituto Rio Branco para a preparação para o concurso é suficiente para que o candidato tenha condições de entender e responder questões mais específicas. No entanto, é preciso repassá-la toda. Com cuidado. 

E, para aqueles que quiserem um exemplo da estética do realismo socialista vale conhecer a obra de Maiakovski e a pintura do ucraniano Isaak Izrailevitch Brodski . 

Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Andrei Jdanov (1894-1948) foi o poderoso encarregado das questões de ideologia e cultura do PCUS no auge do stalinismo. De família burguesa, ele participou do Partido Bolchevique depois de 1915, ligando-se a Stalin no início dos anos 20.

Já em agosto de 1934 Jdanov foi o representante do CC do PCUS no I Congresso dos Escritores Soviéticos realizado em Moscou, que enterrou definitivamente a rica e contraditória experiência das vanguardas artísticas soviéticas, vigorosa até o final dos anos 20. Tem um papel crescente na fixação da estética do regime, o realismo socialista.

O "jdanovismo" foi, depois da guerra, a linha oficial na ciência e na estética. Nele, a pintura exaltava as virtudes do novo regime e a força do proletário russo, os heróis do romances eram paradigmas do conformismo, as manifestações culturais dos povos não-russos eliminados como expressões de chauvinismo nacionalista e as correntes de vanguarda das ciências combatidas como ideologias burguesas (entre elas, a biologia de Morgan, a mecânica ondulatória, a física nuclear, a cibernética e a psicanálise). Jdanov foi o promotor da "genética proletária" de Lyssenko. Os cientistas e artistas que não se enquadravam na linha do senhor da ideologia foram depurados.

http://www.teoriaedebate.org.br/?q=materias/politica/jdanov-e-o-jdanovismo

realismo socialista foi o estilo artístico oficial da União Soviética entre as décadas de 1930 e 1960, aproximadamente. Foi, na prática, uma política de Estado para a estética em todos os campos de aplicação da forma, desde a Literatura até o Design de produto, incluindo todas as manifestações artísticas e culturais soviéticas (pintura, arquitetura, design, escultura, música, cinema, teatro, etc.).

O Realismo Socialista está diretamente associado ao comunismo ortodoxo e aos regimes de orientação ou inspiração stalinista.

Nos países da antiga União Soviética (notavelmente a Rússia, a Bielorrússia e a Ucrânia), o estilo do realismo socialista é tomado como sinônimo de jdanovismo, a estética oficial assim batizada em referência a Andrei Jdanov, comissário de Stalin responsável pela produção cultural e propaganda.

ERRADO.

O Modernismo surgiu como consequência do Liberalismo. Então todo ele (Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo...) era uma forma de exaltar o indivíduo, de liberar a criatividade. 

 

O movimento do jdanovismo foi uma expressão Russa de controle, Foi "a linha oficial na ciência e na estética. Nele, a pintura exaltava as virtudes do novo regime e a força do proletário russo, os heróis do romances eram paradigmas do conformismo. Os cientistas e artistas que não se enquadravam na linha do senhor da ideologia foram depurados."

 

Assim o jdanovismo não tem nenhuma relação com o Modernismo. São idéias que se contrapõem.

 

FONTE: http://www.teoriaedebate.org.br/?q=materias/politica/jdanov-e-o-jdanovismo

ERRADO

 

O único movimento de vanguarda adotado por regimes totalitários (H. Arendt) foi o cubismo na Itália fascista.

 

Vanguarda = decadência burguesa.

Errado 

Até o fim dos anos 1950, o rígido código ideológico de Jdanov, conhecido como Jdanovismo, definia os limites da produção cultural aceitável na URSS. Na verdade, Jdanov transcendia os objetivos egoístas da censura totalitária: ele pretendia criar uma nova Filosofia da arte para o mundo inteiro. ​Após a morte de Stalin, em 1953, artistas deixaram de estar à mercê dos jdanovistas, e o controle estético-ideológico foi afrouxado. O resultado foi uma explosão criativa na arte soviética — tanto abstrata quando figurativa — de estilos antes proibidos. ​

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo