Chantler & Stewart (Fundamentos do Radiojornalismo) ass...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1007892 Comunicação Social

Chantler & Stewart (Fundamentos do Radiojornalismo) asseguram que “a grande força do rádio é [...]. Estamos escrevendo notícias e não história. Portanto, o uso do tempo presente, que dá a impressão de que o fato está acontecendo agora, geralmente é apropriado, em especial nas primeiras linhas do relato.”

Os autores referem-se à característica da linguagem radiofônica que valoriza

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Analisando a questão: O tema central da questão é a linguagem radiofônica e suas características. Para resolver essa questão, é necessário compreender como o rádio se comunica com o público, especialmente no contexto do radiojornalismo. O foco aqui é entender como o tempo presente é utilizado para dar a impressão de que os eventos estão acontecendo em tempo real.

A alternativa correta é: C - a instantaneidade.

Justificativa: A alternativa correta é C - a instantaneidade porque o uso do tempo presente nas notícias de rádio dá a impressão de que os fatos estão ocorrendo no momento em que são narrados. Essa característica é crucial para o rádio, pois cria uma sensação de urgência e atualidade, mantendo o ouvinte engajado.

Análise das alternativas incorretas:

A - o lead: O lead é um elemento estrutural dos textos jornalísticos que resume as informações principais logo no início. Embora importante, ele não está relacionado com a utilização do tempo presente para dar a impressão de atualidade.

B - a precisão: Embora a precisão seja uma característica desejável na comunicação jornalística, não é o foco do trecho apresentado, que enfatiza a impressão de acontecimentos em tempo real.

D - a audiência rotativa: Refere-se à característica do rádio em que os ouvintes podem entrar e sair a qualquer momento. Embora relevante, não corresponde à ideia de utilização do tempo presente para criar uma sensação de imediatismo.

E - a clareza: Clareza é fundamental no jornalismo, mas novamente, o trecho não enfatiza isso; o foco é na sensação de que os eventos estão acontecendo agora através do uso do tempo presente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

letra c

(...) As pessoas ouvem as notícias pelo rádio quando precisam saber mais rapidamente o que está acontecendo. Elas compreendem que por ser a notícia radiofônica simples e curta, tem mais facilidade de manter o compromisso com a atualidade e se concentra simplesmente nos fatos a serem reportados (CHANTLER; STEWART, 2007, p. 9). (...)

As características radiogônicas apresentadas por Chantler & Stewart em "Fundamentos do Radiojornalismo" incluem:

  1. Instantaneidade: a capacidade de transmitir informações de forma rápida e imediata;
  2. Proximidade: a habilidade de se conectar com o público por meio de histórias que sejam relevantes e próximas da realidade do ouvinte;
  3. Oralidade: a linguagem utilizada no rádio deve ser simples e clara, e o locutor deve falar de forma que o ouvinte possa entender facilmente;
  4. Economia: a necessidade de utilizar poucas palavras e ser direto ao ponto, transmitindo informações essenciais;
  5. Credibilidade: a importância de transmitir informações confiáveis e precisas, verificando fontes e evitando a especulação;
  6. Personalidade: a importância de ter um estilo próprio e uma voz característica, criando uma conexão com o público;
  7. Imagem mental: a habilidade de criar imagens mentais na mente do ouvinte, transmitindo sensações e emoções através da linguagem utilizada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo