O povo tupi-guarani acreditava em um deus supremo, que chama...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2113790 Filosofia
O povo tupi-guarani acreditava em um deus supremo, que chamavam de deus do trovão e o denominavam “Tupã”. Os índios acreditavam que a voz deste ente supremo podia ser ouvida durante as tempestades. O trovão, eles chamavam de “Tupacinunga”, e seu reflexo luminoso de “Tupãberaba” (relâmpago). Eles acreditavam que este era o deus da criação, o deus da luz, e sua morada seria o sol. Acreditavam, também, em um deus do sol (Guaraci) e em uma deusa da lua (Jaci). O deus do sol seria o criador de todos os seres vivos (devido ao sol ser importante nos processos biológicos na natureza) e Jaci seria a rainha da noite e dos homens. Segundo a lenda, ela teria sido esposa de Tupã.
(Disponível em: http://mitologiabrasileira.blogspot.com.br/ 2013/03/mitologia-brasileira-panteao-tupi.html.)
Ao nos referimos a povos diferentes, corre-se o risco do exotismo e da comparação depreciativa, ou seja, um etnocentrismo. No entanto, em uma análise mais ampla, o mito é considerado, dentre outros fatores, nas sociedades tribais:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa C, que afirma que o mito é considerado, nas sociedades tribais, como uma forma de o ser humano se situar no mundo, encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza e com o grupo ao qual pertence.

Os mitos são narrativas fundamentais que cumprem o papel de explicar e dar significado à realidade em que os povos vivem. Eles ajudam a estabelecer uma compreensão do mundo, da natureza e das relações sociais, conectando o indivíduo ao seu ambiente e ao seu grupo social.

Alternativa A está incorreta porque descreve o mito como uma representação fantasiosa e dissociada da realidade, o que subestima a importância do mito nas culturas tribais. Ao contrário dessa afirmação, mitos são profundamente enraizados na realidade cultural e social dos povos, fornecendo um sentido de identidade e propósito.

Alternativa B também está incorreta, pois apresenta o mito como um subterfúgio para evitar conflitos e garantir a sobrevivência hierárquica. Os mitos não são apenas ferramentas de controle social, mas sim expressões culturais que ajudam na coesão social, na transmissão de valores e na explicação de fenômenos naturais e sociais.

Alternativa D é igualmente incorreta ao sugerir que o mito é uma forma de imposição da individualidade. Na verdade, mitos são expressões coletivas e refletem a visão do grupo, servindo para unir as pessoas com base em crenças e valores compartilhados, em vez de destacar as individualidades.

Assim, a alternativa correta, Alternativa C, reflete o papel do mito como uma ferramenta essencial para a interpretação do mundo e a integração do indivíduo à sociedade e à natureza.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab - C

Com o objetivo de explicar causas naturais, o mito servia para situar e guiar o indivíduo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo