Do Caos nasceram o Érebo e a negra Noite; e da Noite, ...

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Q2249725 Filosofia
     Do Caos nasceram o Érebo e a negra Noite; e da Noite, por sua vez, surgiu o Aither e o Dia, que ela concebeu e deu à luz depois de sua ligação amorosa com Érebo. E a Terra gerou primeiro Urano [céu] constelado, igual a ela própria, para a cobrir em toda a volta e para ser eternamente a morada segura dos deuses bem-aventurados.
Hesíodo. Teogonia.

A partir do texto acima e do chamado pensamento mítico, julgue o item que se segue.

Os deuses eram, algumas vezes, considerados como os próprios constituintes do mundo, como a Terra, o Céu e o Ar.
Alternativas

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Alternativa correta: C - certo

Para compreender a questão, é importante lembrar que o pensamento mítico na Grécia Antiga era uma forma de explicar a origem e a estrutura do mundo através de narrativas envolvendo divindades. A obra Teogonia de Hesíodo é um exemplo clássico desse tipo de pensamento, onde o cosmo é descrito a partir da genealogia dos deuses.

O texto citado da Teogonia descreve a origem do universo a partir do Caos, seguido pelo surgimento de entidades primordiais como a Noite, Érebo, Aither e o Dia, assim como a Terra e Urano (Céu). Neste contexto, muitas vezes, os deuses não são apenas entidades com características humanas, mas também personificações de elementos naturais e cósmicos.

A afirmação de que "os deuses eram, algumas vezes, considerados como os próprios constituintes do mundo, como a Terra, o Céu e o Ar" está correta porque, na mitologia grega, essas divindades eram vistas como componentes fundamentais do universo. A Terra (Gaia) e o Céu (Urano), por exemplo, não são apenas personagens mitológicos, mas também representações de elementos físicos do mundo.

Não há alternativas incorretas a serem discutidas nesta questão, já que é um julgamento de um único item. A ideia principal é compreender que, no pensamento mítico grego, há uma fusão entre a natureza e a divindade, onde os elementos básicos do mundo são frequentemente deificados.

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