O médico João Baptista Líbero Badaró, assassinado em 20 de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1007900 Jornalismo
O médico João Baptista Líbero Badaró, assassinado em 20 de novembro de 1830, editou um periódico que, durante sua existência, defendeu a liberdade de imprensa ao lançar severas críticas ao bispo, ao ouvidor e ao presidente da Província. O jornal editado por Líbero Badaró chamava-se
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Giovanni Battista Líbero Badaró (ou Dr. João Batista Líbero Badaró), jornalista, político e médico, formou-se pelas universidades de Turim e Pávia, na Itália. Chegou ao Brasil em 1826, aos 28 anos de idade. Estabelecendo-se em São Paulo, filiou-se à corrente liberal que pregava a autonomia para o Brasil e participou de lutas políticas ligadas à independência.

Em 1829 fundou o jornal periódico "Observador Constitucional" onde denunciava os desmandos e excessos cometidos pelos governantes. Já no primeiro dia de circulação, escreveu: "Não devia vegetar no Brasil a planta do despotismo". No dia 20 de novembro de 1830, Badaró sofreu um brutal atentado à bala. A primeira pessoa a socorrê-lo foi o estudante de direito Emiliano Fagundes Varela, pai do futuro poeta Fagundes Varela. Suas últimas palavras foram: "Morre um Liberal, mas não morre a Liberdade". No dia seguinte estava morto.

Fonte: Educação Uol - Biografias

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo