No que se diz respeito ao Código de Ética do Assistente Soc...
(__)Compõem 11 princípios fundamentais que balizam o projeto profissional e os compromissos éticos-profissionais.
(__)Constam três capítulos com uma série de artigos, organizados a partir da tríade: direitos, deveres, que, por sua vez, apresentam como contraponto as proibições. Ou seja, é vedado aquilo que contraria o substrato dos direitos e deveres, enquanto formalizações de imperativos éticos.
(__)Exercício do Serviço Social, sem ser discriminado, nem discriminar por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física é o primeiro e principal princípio fundamental do assistente social, pois assegura direitos para os assistentes sociais e, também, exige o respeito para com as diferenças dos usuários e outros profissionais.
(__)A revisão a que se procedeu, compatível com o espírito do texto de 1986, partiu da compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social: os valores são determinações da prática social, resultantes da atividade criadora tipificada no processo de trabalho.
Após análise, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA dos itens acima:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Que questão mal feita viu?!
Questão compreensível, conseguimos fazer por eliminação. Exige leituras básicas.
São 11 princípios fundamentais(v)
O Código de ética possui 6 capítulos e 4 títulos
O principal princípio é a democracia - Por essa parte parte da frase não tem como ficar em dúvida-"idade e condição física é o primeiro e principal princípio fundamental do assistente social"
Ontologia do ser social- LUKÁCS(V)
O tipo de questão que claramente não foi elaborado por Assistente Social! O que inclusive deve ser obrigatório em todos os concursos.
Ao analisar os itens temos:
(V) Compõem 11 princípios fundamentais que balizam o projeto profissional e os compromissos éticos-profissionais.
(F) Constam três capítulos com uma série de artigos, organizados a partir da tríade: direitos, deveres, que, por sua vez, apresentam como contraponto as proibições. Ou seja, é vedado aquilo que contraria o substrato dos direitos e deveres, enquanto formalizações de imperativos éticos. O código de ética é composto por seis capítulos, divididos em 36 artigos, que versam sobre direitos, deveres, relação com usuários, instituição e outros profissionais, além do sigilo profissional e o que é vedado aos assistentes sociais.
(F) Exercício do Serviço Social, sem ser discriminado, nem discriminar por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física é o primeiro e principal princípio fundamental do assistente social, pois assegura direitos para os assistentes sociais e, também, exige o respeito para com as diferenças dos usuários e outros profissionais. “Exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar” é o último princípio fundamental do Código de Ética profissional de 1993, o inciso XI.
(V) A revisão a que se procedeu, compatível com o espírito do texto de 1986, partiu da compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social: os valores são determinações da prática social, resultantes da atividade criadora tipificada no processo de trabalho.
Ao analisar as alternativas, temos:
D – Correta.
A, B e C – Incorretas.
Gabarito: D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo