Segundo o documento “Referências Técnicas para Atuação de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2381857 Psicologia
Segundo o documento “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica” (CREPOP,2019), edição revisada, a alternativa que representa atuações possíveis da/o psicóloga/o na escola é:  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - Participar da construção do projeto político-pedagógico.

Tema da Questão: A questão aborda as possíveis atuações de psicólogos na Educação Básica, conforme o documento “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica” (CREPOP, 2019). Este documento é uma diretriz que orienta os profissionais de Psicologia a respeito das melhores práticas e intervenções no contexto escolar.

Conhecimentos Necessários: Para responder a esta questão, é essencial que o candidato tenha familiaridade com o papel do psicólogo escolar, conforme descrito no documento do CREPOP. Isso inclui compreender as diversas maneiras pelas quais os psicólogos podem contribuir para o ambiente educacional, indo além do atendimento clínico convencional.

Justificativa da Alternativa Correta: A - Participar da construção do projeto político-pedagógico. A atuação do psicólogo na construção do projeto político-pedagógico envolve a colaboração com a escola para desenvolver estratégias que promovam um ambiente educacional inclusivo e saudável. Esta função é central porque trata da organização e planejamento das práticas escolares, garantindo que sejam alinhadas às necessidades emocionais e psicossociais dos alunos.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - Oferecer aconselhamento em saúde mental para professores e trabalhadores da educação. Embora o apoio emocional para professores e trabalhadores da educação seja importante, essa não é a principal função do psicólogo escolar conforme o documento do CREPOP. O foco do psicólogo deve ser mais amplo e voltado para o ambiente escolar como um todo.

C - Realizar grupos psicoterapêuticos com crianças e adolescentes. Esta alternativa não é adequada porque a psicoterapia, especialmente em grupo, não é uma atividade central recomendada para psicólogos escolares. O papel do psicólogo escolar é mais voltado para intervenções preventivas e educativas do que para tratamentos clínicos intensivos.

D - Realizar avaliação psicológica, de forma a identificar/prevenir possíveis situações de violência na escola. Embora a avaliação psicológica seja uma prática importante, o foco no contexto escolar deve ser mais abrangente, incluindo a promoção de um ambiente seguro, mas não se limitando apenas à avaliação de violência.

E - Realizar psicodiagnóstico e encaminhamentos cabíveis para os equipamentos de saúde mental municipal. O psicodiagnóstico e encaminhamentos são mais adequados ao contexto clínico e de saúde mental, não sendo a principal atuação do psicólogo no ambiente escolar, onde o foco deve ser na prevenção e promoção de saúde mental no contexto educativo.

Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor a questão e o papel do psicólogo escolar. Se precisar de mais esclarecimentos ou tiver outras dúvidas, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica (CREPOP)

-Compor com a equipe escolar, a elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico da Escola e, a partir dele, construir seu projeto de atuação, como um profissional inserido e implicado no campo educacional;

-Problematizar o cotidiano escolar, colaborando na construção coletiva do projeto de formação em serviço, no qual professores possam planejar e compor ações continuadas; 

-Construir, com a equipe da escola, estratégias de ensino- aprendizagem, considerando os desafios da contemporaneidade e as necessidades da comunidade onde a escola está inserida; 

-Considerar a dimensão de produção da subjetividade, sem reduzi-la a uma perspectiva individualizante, afastando-se do modelo clínico -assistencial;

-Valorizar e potencializar a construção de saberes, nos diferentes espaços educacionais, considerando a diversidade cultural das instituições e seu entorno para subsidiar a prática profissional; 

.....

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo