O ato que a administração pública pode praticar, nos limites...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Atos Administrativos.
Diante disso, vamos a uma breve explicação.
Ato administrativo é a declaração jurídica do Estado ou de quem lhe faça às vezes, no exercício de prerrogativas públicas, praticada enquanto comando complementar de lei e sempre passível de reapreciação pelo Poder Judiciário.
Quanto ao seu regramento, os Atos administrativos podem ser caracterizados como atos vinculados e discricionários.
O poder pelo qual a Administração Pública, de modo explícito ou implícito, pratica atos administrativos com liberdade de escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo é chamado poder discricionário.
A atividade discricionária encontra plena justificativa na impossibilidade de o legislador catalogar na lei todos os atos que a prática administrativa exige.
No entanto, a discricionariedade é sempre relativa e parcial, porque, quanto à competência, à forma e à finalidade do ato, a autoridade está subordinada ao que a lei dispõe.
Ademais, mesmo quanto aos elementos discricionários do ato administrativo há limitações impostas pelos princípios gerais de direito e pelas regras de boa administração.
Como exemplo, podemos citar o fechamento de uma determinada via pública, por um certo período, para a realização de festa comunitária, exige a autorização do Poder Público, a qual se configura como um ato administrativo discricionário e precário.
Por outro lado, poder vinculado é aquele de que dispõe a administração para a prática de atos administrativos em que é mínima ou inexistente a sua liberdade de atuação.
Por fim, cabe ressaltar que embora o poder discricionário do administrador público não autorize o exame de mérito do ato pelo Poder Judiciário, a teoria dos motivos determinantes possibilita o controle judicial do ato discricionário para verificação da adequação do ato em relação aos seus motivos.
Ante o exposto, a alternativa correta é a letra "A", uma vez que o ato que tem certa liberdade de escolha, segundo os critérios de conveniência e oportunidade é ato discricionário.
Gabarito do Professor: Letra "A".
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO A
O Poder Discricionário confere mais liberdade ao agente público para a prática de determinados atos. Apesar disso, estão sempre sujeitos às limitações impostas pela lei e ao controle de legalidade por parte do Poder Judiciário.
A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo