José Querino, Guarda Municipal do município de Vila Flores, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1089547 Direito Administrativo
José Querino, Guarda Municipal do município de Vila Flores, flagrou um indivíduo, desarmado, arrombando um veículo a serviço da Prefeitura. Imediatamente, imobilizou o meliante, amarrou suas mãos e pés e o manteve trancado em um depósito de materiais inservíveis por cinco horas até a chegada da Polícia Militar. Sobre a atitude de José Querino, é correto afirmar que se caracteriza como
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão narra conduta praticada por José Querino, guarda municipal, que, presenciando o arrombamento de um veículo da prefeitura, imobilizou e amarrou mãos e pés do agente, mantendo-o trancado em um depósito por mais de cinco horas, até a chegada da Polícia Militar. Observo que a questão foi classificada como sendo de Direito Penal, envolvendo crimes contra o patrimônio e crimes contra a administração pública, estando dentre estes últimos o crime de coação no curso do processo, também mencionado no assunto da questão. Ocorre que o enunciado propriamente dito não menciona a palavra “crime", não havendo menção a esta palavra também nas alternativas apresentadas, o que possibilita que a análise seja feita dentro do Direito como um todo e não especificamente considerando os limites do Direito Penal. Em que pese se trate de uma questão mal formulada e incompleta, pois não apresenta informações mais detalhadas para permitir o seu exame à luz do Direito Penal, vamos analisar as alternativas, para procurar justificar a resposta oficial. José Querino, como qualquer cidadão, poderia dar voz de prisão em flagrante e conter o indivíduo naquele contexto, até a chegada da Polícia Militar. No entanto, seria preciso verificar se estariam justificadas todas as medidas por ele tomadas, que envolveram a imobilização, a amarração de mãos e pés do agente e a sua manutenção, durante mais de cinco horas, num depósito. Há possibilidade de ter havido sim um exagero nas providências tomadas, especialmente considerando o fato de ter sido o agente mantido por mais de cinco horas num depósito. Não me parece cabível admitir coação, extorsão ou desvio de poder, dado que a contenção do agente estaria inicialmente justificada. Somente diante de informações mais profundas sobre os fatos seria possível aferir o dolo com que agiu José Querino, sendo provável se constatar um excesso de poder (crime de abuso de autoridade). É o que se pode considerar numa questão tão superficial. 


GABARITO: Letra D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA "D"

A)Coação consiste na ação de coagir, ou seja, forçar alguém a fazer algo contra a sua vontade. Do ponto de vista jurídico, o crime de coação é caracterizado como o ato de agir com pressão ou violência (física ou verbal) perante outra pessoa, com o propósito de obter algo contra a vontade desta.

B)Extorsão Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa:

C)O desvio de poder, ou desvio de finalidade, encontra previsão expressa na Lei de Ação Popular (Lei nº 4.717/65), a autoridade age dentro dos limites da sua competência, mas o ato não atende o interesse público, ferindo os objetivos colimados pela norma legal.

D) No excesso de poder, o agente público atua sem competência, seja por sua total ausência, seja por extrapolar os limites da competência que lhe foi legalmente atribuída. O ato pode ser considerado válido até o limite em que não foi extrapolada a competência, exceto se o excesso o comprometa inteiramente.

Gab D, mas falta informações...analisando só pela informação da questao. esta correta. pois o agente exorbita su competência. se o avaliador colocasse que o suspeito ficou retido por 5 horas devido a demora da PM, ai seria exercicio regular de direito pois GM "PODE" prender em flagrante ate a autoridade competente chegar, levando em conta que o suspeito tentaria fugir e teria que er usado formas de garantir sua segurança e da sociedade.

Questão passível de anulação.

Que preguiça henn seu examinador"pqp".

questão desprezível de conhecimento

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo