A respeito do Congresso de Viena (1814-1815), a ordem intern...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q689448 História

A respeito do Congresso de Viena (1814-1815), a ordem internacional por ele estabelecida e eventos correlacionados a esse tema, julgue (C ou E) o item subsequente.

A Guerra da Crimeia — um dos maiores conflitos militares em que se envolveram Estados europeus e asiáticos entre as Guerras Napoleônicas e a Primeira Guerra Mundial —, ao opor, de um lado, Grã-Bretanha e França, e, do outro, a Rússia, provocou séria elevação no nível de tensão do sistema internacional.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário: A Guerra da Crimeia, que ocorreu entre 1853 e 1856, teve grande impacto no equilíbrio de poder na Europa e na Ásia. Este conflito aconteceu após o período do Congresso de Viena, mas está relacionado com as tensões internacionais que emergiram com o fim das Guerras Napoleônicas.

Os principais protagonistas do conflito foram, de um lado, o Império Russo, e de outro, uma aliança formada pelo Reino Unido, a França, o Império Otomano e o Reino da Sardenha. O apoio do Império Austríaco também se fez presente, ainda que de maneira menos direta. A guerra foi desencadeada principalmente pelas ambições russas de expandir seu território em detrimento do enfraquecido Império Otomano.

Este conflito é um exemplo claro de como as disputas entre as grandes potências da época poderiam levar a uma escalada de tensões, influenciando diretamente a ordem internacional estabelecida pelo Congresso de Viena. Portanto, a afirmação de que a Guerra da Crimeia provocou uma séria elevação no nível de tensão do sistema internacional é correta.

Gabarito: Certo

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Certo

 

Guerra da Crimeia foi um conflito que se estendeu de 1853 a 1856, na península da Crimeia (no mar Negro), no sul da Rússia e nos Bálcãs. Envolveu, de um lado o Império Russo e, de outro, uma coligação integrada pelo Reino Unido, a França, o Reino da Sardenha - formando a Aliança Anglo-Franco-Sarda - e o Império Otomano (atual Turquia). Esta coligação, que contou ainda com o apoio do Império Austríaco, foi formada como reação às pretensões expansionistas da Rússia.

Que Estado asiático se envolveu na Guerra? Turquia?

Haroldo, no caso, o Império Otomano (atual Turquia).

A Turquia, cujo nome oficial é República da Turquia é um país euroasiático que ocupa toda a península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estende pela Trácia Oriental (também conhecida como Rumélia), no sudeste da Europa. 

Tenho para mim que a Rússia também possa ser considerada asiática, já que 70% de seu território está na Ásia, mas acho que há discussão. Talvez também seja anacrônica a divisão dos países da época nos continentes atuais.

A regiao em disputa era parte da eurasia, justamente a regiao dos imperios otomanos e russo. Apesar de sempre ter havido povos turcos, o Imperio era o Otomano.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo