“E considerada um transtorno específico de aprendizagem de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1072196 Psicologia
“E considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas”.
O conceito acima se refere a:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - Dislexia.

Vamos entender o tema da questão. A questão aborda um transtorno específico de aprendizagem, que é de origem neurobiológica, e se caracteriza por dificuldades no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas da pessoa.

Dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que se encaixa precisamente na descrição fornecida. É caracterizada pela dificuldade em reconhecer palavras de forma precisa e/ou fluente, em decodificar textos e em soletrar. Esse transtorno é resultado de um déficit no componente fonológico da linguagem, ou seja, na habilidade de manipular os sons da fala, o que justifica a alternativa correta ser C - Dislexia.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

A - Disgrafia: A Disgrafia é um transtorno específico de aprendizagem relacionado à escrita. Indivíduos com disgrafia têm dificuldades para escrever, muitas vezes apresentando uma caligrafia desorganizada e ilegível. Não corresponde à descrição da questão, pois não está centralizada na dificuldade de reconhecimento de palavras ou decodificação.

B - Discalculia: A Discalculia é um transtorno específico de aprendizagem relacionado às habilidades matemáticas. Pessoas com discalculia têm dificuldade em compreender conceitos numéricos, realizar operações aritméticas e lidar com tarefas que envolvem números. Portanto, não se enquadra na descrição da questão.

D - Dislalia: A Dislalia é um transtorno de fala caracterizado pela dificuldade em articular corretamente os sons das palavras. Indivíduos com dislalia podem ter problemas em pronunciar certos fonemas, mas isso não está diretamente relacionado à habilidade de leitura e decodificação de palavras, conforme descrito na questão.

E - Disortografia: A Disortografia é um transtorno específico de aprendizagem relacionado à ortografia. Indivíduos com disortografia têm dificuldades para escrever palavras de forma correta, cometendo muitos erros ortográficos. Embora envolva a escrita, não se alinha completamente com a descrição fornecida na questão, que foca no reconhecimento e decodificação de palavras.

Com base na análise detalhada, a descrição do transtorno fornecida na questão corresponde, de forma precisa, à Dislexia, justificando assim a alternativa C como a correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo