A respeito do Congresso de Viena (1814-1815), a ordem intern...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q689449 História

A respeito do Congresso de Viena (1814-1815), a ordem internacional por ele estabelecida e eventos correlacionados a esse tema, julgue (C ou E) o item subsequente.

O equilíbrio entre os grandes Estados europeus, estabelecido no Congresso de Viena, rompeu-se com a agressiva política externa realizada na Alemanha por Otto von Bismarck, a qual, após a fundação do II Reich, causou perdas territoriais expressivas à Grã-Bretanha, à Rússia, à França e à Áustria.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Congresso de Viena, realizado entre 1814 e 1815, tinha como objetivo principal restabelecer a ordem na Europa após o período napoleônico. Este evento é reconhecido por ter promovido um equilíbrio de poder entre as principais potências europeias da época. No entanto, a política externa agressiva de Otto von Bismarck na Alemanha, posteriormente, não resultou em perdas territoriais significativas para a Grã-Bretanha e a Rússia, como afirmado de forma equivocada.

A unificação alemã, liderada por Bismarck, de fato desafiou a estrutura de poder estabelecida no Congresso de Viena, mas é incorreto dizer que o equilíbrio entre os grandes Estados foi rompido devido a essa política. Bismarck direcionou suas ambições expansionistas principalmente contra a Áustria, a França e a Dinamarca, obtendo territórios desses países, sem afetar diretamente a Grã-Bretanha e a Rússia em termos de perdas territoriais.

Portanto, é importante destacar que, embora a ascensão do II Reich tenha alterado o panorama político europeu, o impacto sobre o equilíbrio de poder não foi tão drástico quanto sugerido, e os países afetados territorialmente foram outros.

Gabarito da questão: Errado

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 Entre 1870 e 1890, Bismarck dominou a política internacional europeia. Seu sistema se baseava na aliança Alemanha-Áustria-Rússia e no isolamento da França.

Até onde se dizia que "causou perdas expressivas..." a questão estava correta.

Durante o século XIX, para alcançar uma paz duradoura o Concerto da Europa tentou manter o equilíbrio de poder. Esta política foi largamente bem sucedida em evitar guerras em grande escala na Europa por quase um século, até a Primeira Guerra Mundial. Especificamente, durante a primeira metade do século XIX a Inglaterra e França dominaram o continente europeu, mas por volta de 1850, haviam ficado extremamente preocupados com o crescente poder da Rússia e Prússia. A Guerra da Crimeia de 1854 a 1855 e a Segunda Guerra de Independência Italiana de 1859 quebraram as relações entre as grandes potências da Europa, no entanto, a criação e ascensão do Império Alemão como uma nação dominante reestruturou o equilíbrio de poder europeu. Nos próximos 20 anos, Otto Von Bismarck irá conseguir manter o equilíbrio de poder, propondo a criação de muitos tratados e alianças complexas entre as nações europeias.

No entanto, após a renúncia de Bismarck na década de 1890, a política externa do Império Alemão se tornou expansionista e as alianças recém-criadas provaram ser frágeis, algo que desencadeou a Primeira Guerra Mundial em 1914. Um dos objetivos do Tratado de Versalhes, o principal logo após a guerra, foi abolir o dominío do conceito "Equilíbrio de Poder" e substituí-lo com a Liga das Nações.

«https://pt.wikipedia.org/wiki/Equil%C3%ADbrio_europeu_de_poder»

 

c/ Bismarck, a Alemanha era potência satisfeita, ele só garantiu c/ a força a unificação, depois disso, ñ tinha a intenção de expandir mais na Europa

Gabarito: ERRADO

 

Embora o sistema de “hegemonia coletiva” tenha sido comprometido com a unificação alemã, o equilíbrio não foi rompido. Igualmente errada é a afirmação de que a Alemanha causou perdas territoriais à Grã-Bretanha e à Rússia. No processo de unificação alemã, Bismarck consquistou terras que estavam sob domínio austríaco, dinamarquês e francês.
 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo